Título: VEREADOR DO PT É ASSASSINADO COM TRÊS TIROS NA CABEÇA NO PARÁ
Autor: Isamel Machado
Fonte: O Globo, 10/10/2006, O País, p. 15

Três dias após o crime, polícia ainda não tem pistas dos pistoleiros

BELÉM. O vereador do PT Gerson Elísio Cristo, de 44 anos, foi executado com três tiros na cabeça, sábado à noite, em São Félix de Xingu, Sudoeste do Pará, por dois pistoleiros que estavam numa moto. Os motivos do crime não foram esclarecidos e, três dias depois, a polícia ainda não tem pista dos foragidos.

O vereador foi sepultado ontem à tarde em clima de perplexidade. Ninguém entendia os motivos do assassinato. Parentes e amigos não sabiam dizer se Gerson vinha sendo ameaçado de morte.

O vereador foi assassinado na frente da mulher. Ela contou ao presidente da Associação de Agricultores do Sudoeste do Pará, Magnobaldo José dos Santos, o Tonhão, que o marido tinha acabado de fechar seu posto de combustíveis quando dois homens chegaram numa moto e pediram para abastecer.

Gerson teria voltado ao escritório para pegar as chaves quando foi atingido por três tiros na cabeça. Os pistoleiros fugiram em direção a uma estrada vicinal que dá acesso a Marabá. O posto fica na zona rural do município, a 250km da sede, na Vila Sudoeste. Gerson morreu na hora.

O delegado Raimundo Renato da Fonseca, que descartara a hipótese de crime político, voltou atrás. Segundo ele, o vereador vivia um bom momento político, aparentemente sem adversários. A polícia trabalha também com a hipótese de acerto de contas. Mas investigações são dificultadas pela distância e pela falta de estrutura do município.

¿ É mais um crime encomendado. Infelizmente a pistolagem continua sendo prática comum no Pará ¿ disse o coordenador da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Marabá, José Batista Afonso.