Título: ATÉ BRASÍLIA, CINCO CONTATOS NORMAIS
Autor: Bernardo de la Pena, Chico de Gois e Regina Alvare
Fonte: O Globo, 10/10/2006, O País, p. 16

Na etapa inicial do vôo, americanos não tiveram problema de comunicação

Até passar por Brasília, quando o transponder deixou de operar e as tentativas de contato pelo rádio não foram respondidas, os americanos Joseph Lepore e Jan Paladino, que pilotavam o Legacy, não tiveram qualquer dificuldade de comunicação e falaram cinco vezes com os controladores do espaço aéreo brasileiro. A informação foi dada ontem por uma fonte da Aeronáutica que acompanha as investigações da colisão aérea entre o jatinho e o Boeing da Gol, que matou 154 pessoas na tarde do último dia 29.

O primeiro contato aconteceu pouco antes das 14h30m, quando os pilotos, após terem aprovado o plano de vôo, receberam da torre de São José dos Campos autorização para decolar. O segundo aconteceu às 14h50m, quando eles efetivamente decolaram; e o terceiro, logo em seguida, foi feito com a torre de São Paulo, que assumiu o monitoramento do Legacy até Brasília. Mais dois contatos foram feitos com o controle de São Paulo: um na altura de Poços de Caldas (MG), onde o Legacy entrou na aerovia (37 mil pés) e outro a dez minutos antes de chegar a Brasília.

Depois do silêncio, sete tentativas de contato

Somente depois de passar por Brasília, cerca de 15 minutos mais tarde, os controladores passaram a suspeitar que o Legacy poderia estar com problemas e tentaram seguidos contatos com o jatinho da Embraer. Foram sete chamados. O último, transmitido às cegas, numa tentativa dos controladores de Brasília de transmitir a nova freqüência de rádio (Manaus) para os dois pilotos:

¿ Aqui é o Centro Brasília (Cindacta 1) transmitindo às cegas para o Legacy N600XL (código do avião).

E novamente:

¿ Aqui é o Centro Brasília (Cindacta 1) transmitindo às cegas para o Legacy N600XL.

E finalmente:

¿ N600XL, entre em contato com o Centro Manaus.

Só então os controladores de vôo de Brasília passaram a freqüência de rádio do Cindacta de Manaus.