Título: MAIS UMA PESADA APOSTA NO FUTURO
Autor:
Fonte: O Globo, 10/10/2006, Economia, p. 25
Google sai na frente para se tornar padrão no mercado de vídeo online
Então a Google desembolsou US$1,65 bilhão pelo YouTube? Demorou! Primeiro porque a onda de vídeo já tomou conta da internet mesmo; e segundo porque, é inevitável, o futuro da rede está não só na convergência, mas também na transmissão de... vídeo. É questão de cultura. Consideremos que ¿ uns mais, outros menos ¿ somos criados sob a influência da TV e do cinema. Nada do que está em vídeo nos é estranho. Pelo contrário. Além disso, a vida acelerada quase imposta pela comunicação online ganha mais objetividade quando temos à frente o interlocutor, lá do outro lado do mundo, em tempo real, dando corda na conversa ou resolvendo nossos problemas pessoais ou corporativos. Não é disso que se trata o YouTube? Ainda não, mas ele vai caminhar para lá. Quer apostar? Bom... a Google já está apostando nisso.
Por enquanto, o YouTube é ¿apenas¿ o maior repositório aberto dessa cultura da imagem. Há muita besteira por lá, claro, mas pode ser útil e divertido. Seus milhões de usuários sabem disso e os donos do Google concordam. Espertíssimos em boas oportunidades de negócios, Sergey Brin e Larry Page compram o que representa ¿futuro¿. Sabem, por exemplo, que essa brincadeira de ver vídeos gratuitos é pouco, perto do que o YouTube pode proporcionar. Você já imaginou que pode ter o seu próprio telejornal? Com banda larga abundante e câmeras de vídeo que cabem no bolso, os videoblogs vão ganhar o mundo digital. Quer apostar?
Outro ponto importante: na internet, ganha valor quem sai na frente. Foi assim com a Amazon, com o eBay etc. Sair na frente geralmente significa tornar-se padrão e, portanto, ter mais peso no mercado. Agora os concorrentes vão correr atrás do prejuízo, mas não terão mais o mesmo valor. Quer apostar?