Título: LULA: CAMPANHA É COMO JOGO DE TRUCO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 11/10/2006, O País, p. 8

'Um bom jogador tem de ser cuidadoso, blefar o menos possível', diz

BRASÍLIA e TERESINA. Cercado de peemedebistas de Minas Gerais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou a campanha eleitoral ao jogo de truco, tradicional no estado, afirmando que o candidato não deve blefar todo o tempo sob risco de perder. Depois de convocar os mineiros a reforçar a campanha Lula afirmou que vencerá as eleições sem blefar e sem apelar para gestos de demagogia.

O presidente recebeu representantes do PMDB mineiro, incluindo prefeitos e deputados que declararam apoio à sua reeleição. Na companhia do vice José Alencar e dos ministros mineiros Patrus Ananias (Desenvolvimento) e Hélio Costa, Lula estava sorridente, ao contrário de segunda-feira à tarde, quando não disfarçava o desconforto com o debate de domingo.

- Todo bom jogador de truco sabe que não adianta blefar o jogo inteiro, porque chega uma hora e toma um seis pelo meio da mesa e joga as cartas fora. Um bom jogador tem de ser cuidadoso, blefar o menos possível e, na hora em que gritar truco, ter a certeza de que pode tomar um seis no meio testa.

"Vamos trucar muito forte na campanha"

A reunião com o PMDB ocorreu no Palácio do Jaburu, residência do vice-presidente.

- Eu e José Alencar somos mais experientes. A vida não permite que a gente brinque de jogar truco. Vamos trucar muito forte na campanha. Ganharemos as eleições com a tranqüilidade que norteou nossa campanha, sem blefar, falando com seriedade ao povo brasileiro.

Em Teresina, o candidato a vice de Geraldo Alckmin, senador José Jorge (PFL-PE), anunciou que os advogados da coligação PSDB-PFL ingressaram com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Lula por, supostamente, espalhar boatos com objetivo de prejudicar o adversário ao dizer que o tucano iria acabar com o Bolsa Família e privatizar estatais.

- São mentiras e boatos. O presidente Lula deveria falar do programa dele. Vamos ampliar melhorar o Bolsa Família em todo o Brasil, isso é que está no programa dele. O resto é baixaria - disse José Jorge.