Título: Relatório da FAB responsabilizará pilotos do Legacy
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 11/10/2006, O País, p. 17
Divulgação só depende de uma releitura da caixa-preta do jatinho, que está sendo realizada no Canadá
BRASÍLIA. O relatório preliminar da FAB sobre a colisão aérea que derrubou o Boeing 737-800 da Gol, matando os 154 passageiros, já está pronto, mas não será divulgado até a que a Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci) envie, do Canadá um relatório sobre a releitura da caixa-preta do jato Legacy. Com base na primeira leitura, feita na Embraer, nos depoimentos dos controladores de vôo e na checagem de dados do sistema de controle de tráfego aéreo, a Aeronáutica não tem dúvidas de que os pilotos americanos foram responsáveis pelo acidente, mas não haverá qualquer manifestação oficial neste sentido até que as investigações sejam concluídas. Há uma preocupação grande dos militares de que não pairem dúvidas sobre o processo de investigação.
O ministro da Defesa, Waldir Pires, descartou ontem a possibilidade de ter havido erro ou falha dos controladores de vôo no monitoramento dos aviões:
- Não trabalho com a hipótese de erro porque o controle tem a presunção de que quem voa está cumprindo o plano de vôo. A presunção é inequívoca, mesmo que não respondam ao rádio.
Embora os pilotos do Legacy tenham afirmado em depoimentos à Polícia Civil de Mato Grosso que estavam cumprindo o plano de vôo, cópia do documento mostra que eles estavam voando a 37 mil pés, quando deveriam ter subido para 38 mil num ponto bem antes do choque com o Boeing da Gol. Embora tenha evitado apontar culpados pelo acidente, Pires procurou isentar o Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) de qualquer responsabilidade:
- A presunção não é de que estivessem (os pilotos) descumprindo o plano de vôo. Ninguém pode pressupor o erro.
Pires disse não ver necessidade de os pilotos permanecerem no país até o fim das investigações, mas que a decisão é da Justiça e o governo não tem competência para revogá-la.
Os depoimentos dos dois pilotos, na visão de autoridades da Aeronáutica, só reforça que eles estavam despreparados para pilotar o jato Legacy, desconheciam o plano de vôo e estavam pouco familiarizados com os instrumentos da aeronave.
O delegado Renato Sayão, responsável pelas investigações na Polícia Federal, está desde ontem em Brasília. Hoje ele deve manter contatos com a comissão responsável pela investigação na Aeronáutica e com o comando da FAB. Ele vai ouvir os controladores de vôo que estavam na torre de comando em Brasília no momento do acidente e, depois, os controladores de Manaus.
COLABOROU Bernardo de La Peña
OUTRO ERRO DOS PILOTOS na página 18