Título: ITALIANOS SAIRÃO DA BRT
Autor: Patricia Duarte e Monica Tavares
Fonte: O Globo, 11/10/2006, Economia, p. 33

Ministro defende compra por brasileiro

BRASÍLIA. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, espera que seja brasileiro o comprador da participação da Telecom Italia na Brasil Telecom (BrT) e no braço de celular BrT GSM. A companhia italiana enviou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na segunda-feira, pedido de aprovação da transferência dos 38% que detém na Solpart (controladora da BrT) para um fundo fiduciário gerido pelo Credit Suisse.

- Eu gostaria muito de ver a participação acionária de uma empresa como a Telecom Italia, que estabeleceu um padrão de qualidade excepcional, que fez um investimento de US$8 bilhões no Brasil, passar para mãos de brasileiros. E nós temos gente interessada - afirmou o ministro.

O Credit Suisse deverá administrar as ações pertencentes à Telecom Italia, mesma controladora da operadora de celular TIM, com o objetivo de vendê-las a terceiros. O banco JP Morgan tem mandato da Telecom Italia para vender as ações.

A transferência dos 38% de participação da Telecom Italia na BrT deverá resolver o problema da sobreposição de licenças móveis e de longa distância entre o grupo TIM Brasil e o grupo Brasil Telecom. O prazo de 18 meses para solucionar a questão termina no dia 28. (M.T.)