Título: COMPROMISSO DE PETISTA NO PLANALTO TRANSFORMA-SE EM ATO DE CAMPANHA
Autor: Bernardo Mello Franco, Paula Autran e Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 8

Anúncio de medidas na área de educação tem discursos contra FH

BRASÍLIA. O único compromisso público de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem no Palácio do Planalto, transformou-se num ato de campanha, com a presença de militantes petistas, anúncio do cumprimento de promessas de campanha e discurso contra a política neoliberal e privatizante do governo Fernando Henrique. Depois de dedicar a manhã toda e o início da tarde a atividades eleitorais, Lula participou, no Planalto, de solenidade de anúncio de medidas na área da educação.

Entre as medidas está a redução de juros dos financiamentos para universitários, que deverá atingir cerca de 500 mil alunos. No mesmo evento, o presidente sancionou a lei que permite a contratação de 9.124 professores e técnicos administrativos para escolas federais.

Compra de 75,8 mil computadores

O governo autorizou a compra de 75,8 mil computadores e mais de 7,5 mil impressoras para escolas da rede pública de ensino médio e fundamental, e a distribuição de 100,6 mil kits de DVDs e 21 mil aparelhos de reprodução de DVD para escolas públicas. Também serão compradas obras destinadas a renovar o acervo das bibliotecas das universidade federais.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que, com a compra de computadores, Lula cumprirá promessas feitas na campanha de 2002. Lula assinou atos, acompanhou a solenidade, mas não discursou.

¿ O senhor termina o seu mandato com todas as escolas de ensino médio com pelo menos um laboratório de informática, conforme promessa da campanha de 2002 ¿ discursou o ministro.

Militantes petistas, usando camisetas do partido e adesivos da campanha de Lula, circularam livremente pelo Salão Oeste, onde se realizou o evento. Com dois adesivos de Lula, a estudante Karoline Moreira Melo, de 19 anos, disse que faz parte da juventude petista e que foi ao evento a convite do partido. Segundo Karoline, o PT divulgou o evento, e outras oito pessoas do seu grupo estavam lá.

No caso do financiamento para estudantes universitários, o Fies, os juros para alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia, tecnologia e normal superior cairão de 9% para 3,5% ao ano. Nesse caso, o juro real será zero. Para os demais cursos, os juros cairão para 6,5% ao ano. Segundo o ministro, a redução foi possível graças à diminuição da TJLP e da taxa Selic. A medida valerá para contratos assinados a partir deste semestre, novos e aditados.

Lula assinou ainda o projeto de lei que concede incentivos fiscais à iniciativa privada para financiamento de pesquisas em universidades federais e centros tecnológicos.