Título: LULA E ALCKMIN ACEITAM NEGOCIAR COM O PDT
Autor: Plínio Teodoro e Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 13

Partido impõe condições para apoio no segundo turno. Decisão sairá segunda-feira

O PDT divulgou ontem cartas assinadas pelos candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), concordando com as condições impostas pelo partido para um possível apoio no segundo turno. A posição final do PDT, no entanto, só será definida na segunda-feira, em reunião do diretório nacional, no Rio. No dia 5 deste mês, num encontro de dirigentes estaduais, a maioria informou que preferia dar apoio ao candidato tucano.

¿ Pela primeira vez, discute-se programa de governo no segundo turno e não cargos ¿ afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

Em nota, Alckmin prega combate à corrupção

Em nota detalhada, em que se compromete com cada ponto apresentado pelo partido, principalmente na área da educação (carro-chefe do candidato derrotado do PDT à Presidência, Cristovam Buarque), Alckmin prega o combate à corrupção. A maior parte do texto é usada para falar sobre medidas para a educação infantil e básica, com a promessa de implantar o ensino integral gradativamente.

¿Faremos com que o Bolsa Família volte às suas origens, deturpadas no governo Lula. Ele não pode ser meramente assistencialista, mas sim um efetivo instrumento de inclusão social e ter como eixo a educação¿.

O tucano promete ¿manter sob controle estatal e estimular os papéis estratégicos que cumprem a Petrobras, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e os Correios¿. Além disso, prevê expandir os direitos trabalhistas aos informais e indexar o piso dos benefícios da Previdência ao salário mínimo.

Já o texto divulgado pelo petista cita alianças anteriores estabelecidas entre os dois partidos, informando que a aproximação não se deu por conveniência eleitoral, mas por ¿fortes convergências programáticas¿.

¿Compartilho as grandes orientações que o PDT expõe, com especial ênfase às questões relacionadas com a ordem econômica e na defesa dos direitos dos trabalhadores. Igualmente têm meu apoio os pontos relacionados à ordem ética e política e às questões educacionais que são prioritárias em meu programa de governo¿, diz a nota, que ainda informa que o governo enfrentou ¿a pesada herança estrutural e conjuntural que nos deixaram as elites¿.

Petista fala em continuidade da mudança

O candidato faz um balanço de sua administração e concluiu que foi possível apurar ¿atos de corrupção que no passado ficaram impunes¿. Segundo ele, há a possibilidade de escolher entre a continuidade da mudança ou a volta do conservadorismo.