Título: ALCKMIN: LULA JOGA AMIGOS NA FOGUEIRA PARA SE SALVAR
Autor: Plínio Teodoro e Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 13

Mesmo estando 11 pontos abaixo do petista, segundo o Datafolha, tucano diz que continuará atacando o adversário

SÃO PAULO. Mesmo com a divulgação de pesquisa do Datafolha que o coloca 11 pontos atrás do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse que continuará atacando seu adversário nos próximos debates na TV. Durante entrevista à Rádio Bandeirantes, ontem cedo, o tucano foi perguntado se nos próximos debates continuaria ao estilo do pugilista americano Mike Tyson, ex-campeão mundial de boxe na categoria peso pesado. Alckmin disse que vai manter o estilo, elogiado por aliados depois do debate da TV Bandeirantes no domingo passado, e desferir novo golpe em Lula, insinuando que o petista não diz a verdade e ¿sacrifica amigos para salvar a pele¿:

¿ Em relação ao debate, gostei muito. Em relação ao estilo, vai ser o mesmo: falar a verdade. Acho que a população brasileira quer a verdade. E eu não gosto de gente que não fala a verdade, que distorce a verdade e sacrifica os amigos para salvar a pele, jogando todo mundo na fogueira para se salvar.

Alckmin desdenhou do resultado da pesquisa do Datafolha, que registra a vitória de Lula com 56% dos votos válidos no segundo turno das eleições, contra 44% do tucano, e criticou a metodologia utilizada, envolvendo-se em nova polêmica na campanha.

¿ Sempre gostei de estatística, é ciência. Mas como erraram, não é? Uma barbaridade. Na campanha inteira afirmaram: não vai ter segundo turno. Você pode escolher quem errou menos. No caso do Datafolha, é questão de metodologia, pesquisa de fluxo. É claro que tem equívoco. É pesquisa de fluxo, não é casa a casa. Um problema de metodologia ¿ afirmou ele.

Depois, disse que sua postura no debate não teve reflexo na pesquisa do Datafolha.

¿ Não há queda (nas intenções de voto). Isso é uma pequena oscilação, é normal ¿ reagiu Alckmin, que estava ao lado do governador eleito José Serra.

Na avaliação do tucano, a campanha para o segundo turno ainda não começou.

¿ Nós ficamos 11 dias sem campanha. A campanha começa amanhã (hoje, na TV), mas temos condições para crescer e chegar lá.

Caminhada com Serra em reduto petista na capital

Alckmin voltou ao tema depois de fazer uma caminhada por ruas de Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo. Mais comedido, disse que seu estilo agressivo não chegaria a ser o de um Mike Tyson:

¿ Não, imagine. Sou... fui um modesto faixa amarela no judô.

Na caminhada, para gravação de imagens para o programa eleitoral, Alckmin e Serra percorreram cerca de 200 metros em volta da Praça Mario Covas, reduto petista da Zona Leste, uma das áreas mais pobres da capital. Cerca de uma centena de pessoas, entre seguranças, políticos, cinegrafistas, fotógrafos, jornalistas e moradores da área se acotovelaram para acompanhar ou cumprimentar Alckmin e o governador eleito.

O microfone sem fio que o candidato tucano levava no bolso da camisa caiu, interrompendo por alguns instantes as gravações até ser recolocado. No meio da confusão, que durou pouco mais de uma hora, não faltou a paradinha para o café.

Ainda na entrevista à Rádio Bandeirantes, Alckmin criticou o governo Lula em relação à política externa ¿ um dos assuntos exaltados por petistas na campanha ¿ acusando-a de ideológica.

¿ A postura do Brasil é errada em termos de política externa. Fomos para acordos multilaterais, não sairam. A Rodada de Doha parou, não teve acordo com o Mercosul e a União Européia, a Alca acabou. Ficamos concentrados em ocupar cadeira no Conselho de Segurança da ONU, não deu certo. Diretoria da OMC, perdeu. Presidência do BID, perdeu. A Bolívia humilha o país. Está errado. Eu vou trabalhar em comércio exterior e política externa sem ideologia ou politização.

O tucano também saiu em defesa do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que tem sido alvo de comparações com o governo Lula na campanha petista.

¿ Quatro crises internacionais: México, Argentina, Rússia e Ásia. Se você pegar o crescimento do mundo e comparar com o do (governo) Fernando Henrique, ele foi muito melhor que o Lula. O governo do Lula é o da perda de oportunidades. Quanto vão crescer os países emergentes este ano? 7,1%. Quanto vai crescer o Brasil? Menos de 3%. Esta coisa tem que ser comparativa ¿ disse.

* Do Globo Online, especial para O GLOBO

www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2006