Título: COMO LULA, CABRAL GRAVA EM ESTALEIRO DA P-52
Autor: Claúdia Lamego e Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 14

Ao lado de rivais locais, candidato do PMDB abre em Angra primeiro comitê com o presidente

O candidato a governador Sérgio Cabral (PMDB) segue os passos do agora aliado presidente Lula, candidato à reeleição pelo PT: ontem, o peemedebista gravou imagens para o seu programa eleitoral em frente à plataforma P-52, considerada por petistas um dos símbolos do governo Lula. Ele esteve à tarde em Angra dos Reis, onde visitou o estaleiro BrasFels (antigo Verolme), local utilizado por Lula como cenário do seu primeiro programa eleitoral de 2002.

Na época, Lula prometeu a construção da plataforma no Brasil; anos depois, voltaria ao estaleiro para anunciar a obra. Já Cabral prometeu a instalação, no Sul Fluminense, de uma escola técnica voltada para o setor de metal-mecânica.

Em Angra, o candidato, que chegou de helicóptero com o deputado Edmilson Valentim (PCdoB), foi recepcionado por políticos de duas correntes tradicionalmente adversárias na região ¿ uma liderada pelo deputado petista Luiz Sérgio e outra pelo prefeito Fernando Jordão, do PMDB. Os dois grupos, juntos, cantavam a todo momento o novo jingle extra-oficial da campanha de Cabral: ¿Olê, olê, olê, olá, Cabral, Lula¿.

¿ A minha candidatura reuniu forças políticas que no calendário municipal se colocam em posições antagônicas. E essa união com o presidente Lula fortaleceu o campo popular do Estado do Rio de Janeiro ¿ afirmou Cabral, que gravou seu programa de TV também ao lado das lideranças locais.

Após a ida ao estaleiro, o candidato foi até o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra, e depois seguiu para o Centro da cidade, onde inaugurou o primeiro comitê Cabral-Lula no estado. A todo momento, o candidato debochava da atuação da sua adversária, Denise Frossard (PPS), no debate da CBN.

¿ Ela não conhece nada. Ela chama o povo da favela de ¿aquela gente¿ ¿ disse.