Título: CESAR BUSCA VOTOS FORA DA CIDADE
Autor: Valria Maniero
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 15

Vocês acham que o Cabral passa pelo mandamento `Não roubarás?¿

O prefeito Cesar Maia iniciou ontem, num hotel em Copacabana, o trabalho de tentar conquistar votos fora da capital e de Niterói, únicas cidades em que sua candidata, Denise Frossard (PPS), venceu no primeiro turno. Mas da empolgação ao ataque a Sérgio Cabral (PMDB) não demorou. Pouco antes de a candidata chegar ao evento, que reuniu cerca de 200 políticos de 61 municípios, ele fez um discurso contra o candidato peemedebista. Cabral conta com o apoio de 89 prefeitos, mas Cesar disse que Frossard tem o apoio de 176 candidatos a prefeito em 2008.

¿ Vocês acham que o Cabral passa pelo mandamento ¿Não roubarás¿? Claro que não ¿ disse ele.

Em seguida, foi mais claro:

¿ O Lula é responsável por toda a roubalheira no seu governo. E o Cabral também é responsável por toda a corrupção que ocorreu na Alerj (Assembléia Legislativa do Rio) quando a presidiu (de 1995 a 2002).

¿O estado foi desintegrado por essa gangue¿

Empolgado, o prefeito aumentou o tom.

¿ Como disse Roberto Jefferson, o mensalão começou na Alerj.

Sempre ligando Cabral à governadora Rosinha Garotinho e ao ex-governador Anthony Garotinho, o prefeito também fez discurso contra o casal:

¿ Eles sabem que, quando ela (Frossard) assumir o governo, vai abrir as contas. E sabem que os responsáveis vão pagar. O estado foi desintegrado por essa gangue.

E disse ainda que Zito, ex-prefeito de Caxias, foi enganado:

¿ Cabral não o apoiará na sua candidatura à prefeitura de Caxias em 2008. Ele (Cabral) é ¿irmão¿ do Washington Reis (atual prefeito de Caxias).

Sobre o apoio do senador Marcelo Crivella (PRB) a Cabral, Cesar fez questão de dizer que Crivella é uma das lideranças da Igreja Universal do Reino de Deus:

¿ A Universal distribuiu seus jornais com manchetes arrasando Cabral. Os eleitores que receberam isso não vão mudar o voto só porque o Crivella quer. Esse eleitor se sente esculhambado. Vladimir Palmeira (PT) também passou a campanha falando mal do Cabral e agora diz que vai apoiá-lo.

Cesar procurou passar esperança de vitória de Frossard à platéia. Recordou que na eleição de prefeito de 2000 chegou ao segundo turno com 17 pontos percentuais atrás de Luiz Paulo Conde, e ¿virou o jogo¿. Ele afirmou que o desafio é conseguir votos na Baixada, onde previu que o presidente Lula, que apóia Cabral, será o vencedor.

Os ataques cessaram com a chegada de Frossard. Ela, como no debate na CBN, manteve a ofensiva contra Cabral.