Título: NO AR, CABRAL MOSTRA ALIADOS E DENISE CRITICA ALIANÇA
Autor: Valria Maniero
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 15

Ex-adversários de peemedebista gravam depoimentos favoráveis. Frossard mostrou apoio de instituição de deficientes

No primeiro programa eleitoral de TV do segundo turno, o tema das alianças deu o mote: o candidato ao governo do Rio Sérgio Cabral (PMDB) mostrou os apoios recém-adquiridos e Denise Frossard (PPS) aproveitou para alfinetar o adversário, dizendo que ¿a aliança da deputada é com você¿. Com mais tempo de propaganda no ar, sobrou espaço ainda para falar da história política de cada um e das propostas de governo.

Mas o eleitor menos avisado pode ter se confundido ao ver tantos ex-adversários no programa de Cabral. Já no início, o narrador informa que o candidato mostrou força ao conseguir apoios importantes, como do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ex-ministro Ciro Gomes (PSB) e dos candidatos derrotados Marcelo Crivella (PRB) e Vladimir Palmeira (PT), que apareceram no vídeo. Todos gravaram depoimento pedindo votos para o candidato, com exceção do petista, substituído pelo prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT).

¿ Tua eleição é uma grande perspectiva para o Rio de Janeiro, que não pode vacilar. O trabalho que você tem feito no Senado te dá todas as condições para que o povo tenha essa confiança ¿ diz Lula, no dia em que foi acertado o apoio, em Brasília.

Agora, para Crivella, ¿Sérgio Cabral se articulou com o governo federal e por isso será o melhor governador para nós¿.

¿ Precisamos esquecer qualquer posição partidária e pensar no Rio ¿ disse o senador, que ainda fez questão de mostrar ao telespectador que tem o apoio de 89 prefeitos de municípios fluminenses.

Depois de apresentar sua trajetória política, Frossard, que foi criticada por ofender em relatório os deficientes, foi direto ao ponto: mostrou o apoio recebido do Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (IBDD).

¿ Precisamos do Executivo para mudar a realidade que é dura ¿ disse a superintendente da instituição, Teresa Costa, antes de abraçar a candidata.

Coube ao narrador do programa de Frossard fazer referência à aliança construída por Cabral, enquanto imagens do candidato com os ex-adversários eram mostradas:

¿ No primeiro turno, eles trocaram acusações. Agora, estão unidos contra Denise Frossard. Você acha que o objetivo dessa união é unicamente o interesse público? Ou por que Denise Frossard vai acabar com a política clientelista do toma-lá-da-cá que marca a história política do nosso estado nos últimos anos?

A candidata também afirmou que o adversário tem medo dela, porque pretende abrir as contas do governo.

* do Extra