Título: PF OUVIRÁ MERCADANTE SOBRE O DOSSIÊ
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 17

Lula pediu a Lacerda para terminar investigação antes do segundo turno

CUIABÁ. A Polícia Federal pretende interrogar o senador Aloízio Mercadante (PT), candidato derrotado ao governo de São Paulo, sobre a compra do dossiê contra tucanos que resultou na prisão de dois petistas e na apreensão de R$1,7 milhão. Amanhã, o delegado Diógenes Curado Filho, que preside o inquérito sobre a compra dos documentos, vai ouvir o empresário Abel Pereira em São Paulo. Abel Pereira é acusado por Luiz Antonio Vedoin, chefe da máfia dos sanguessugas, de ser o intermediário entre a quadrilha e o Ministério da Saúde, durante a gestão do tucano Barjas Negri, no final de 2002.

O governo tem pressa em esclarecer os fatos, de preferência antes da eleição. Mas a PF não trabalha com o calendário eleitoral como prazo. Na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou com o diretor-geral da PF, Paulo Lacerda, no Palácio do Planalto. Na reunião estavam também os ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, e da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Foi um encontro rápido, no qual Lula desabafou que, se possível, gostaria de ver a conclusão das investigações antes do término do segundo turno, para que fique provado que ele nada teve a ver com a história do dossiê.

¿ Podem ter certeza que vão investigar e que não vão achar nada que comprometa a campanha do presidente da República. Esses caras são uns loucos ¿ teria dito Lula.

Porém, a PF ainda não está perto do fim da investigação e espera contar com a colaboração de algum dos envolvidos para esclarecer a origem de dinheiro. Por enquanto, a única certeza da PF é que os recursos foram obtidos de forma ilegal. Resta saber quem pagou. O departamento de inteligência da PF está cruzando os dados bancários dos envolvidos com as ligações telefônicas. Mais de 650 telefones já tiveram o sigilo quebrado, com ordem judicial.

O depoimento de Mercadante ainda não tem data marcada. A polícia estuda o melhor momento. Um policial que acompanha as investigações, e que pediu para não ser identificado, disse que ¿mais cedo ou mais tarde¿ o senador será ouvido porque, em tese, o maior beneficiário do dossiê contra o tucano José Serra seria o petista.

Além disso, Hamilton Lacerda, que foi flagrado pelas câmeras de um hotel em São Paulo com malas que a PF acredita serem as que estavam com o dinheiro, era um dos coordenadores da campanha de Mercadante e funcionário de seu gabinete. Lacerda isentou o senador de qualquer participação no episódio. Ele foi desligado da campanha do petista logo que seu nome surgiu no escândalo.

Mercadante se mostrou surpreso com o possível convite para depor. Ele afirmou que, antes do primeiro turno das eleições, também se cogitou na possibilidade de ele ser ouvido pela PF, o que lhe teria causado prejuízo eleitoral. Mas informou que, se convocado, falará:

¿- Estou à disposição porque sou um homem público. Ninguém mais do que eu tem interesse que isso tudo se esclareça o mais brevemente possível.