Título: JAPÃO ENDURECE MEDIDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O Mundo, p. 37

TÓQUIO. O Japão informou que vai adotar sanções unilaterais contra a Coréia do Norte em virtude do teste nuclear. As medidas passam a vigorar amanhã e ampliam o pacote de embargos que Tóquio adotou logo depois de Pyongyang lançar sete mísseis de médio e longo alcances em direção ao Mar do Japão, em julho.

O Conselho de Segurança do Japão decidiu banir todas as embarcações com bandeira norte-coreana dos portos do país e proibir o comércio de produtos do país no mercado japonês. Tóquio também não permitirá a entrada de norte-coreanos. As restrições serão mantidas por seis meses.

A tensão no governo japonês é grande. Como testes nucleares são geralmente realizados em várias etapas, autoridades acreditam que os norte-coreanos vão explodir mais bombas atômicas nos próximos dias.

Analistas afirmam que mais um teste iria piorar a situação porque indicaria que o regime de Kim Jong-il possui um bom número de ogivas nucleares.

Entre as imposições já adotadas pelo Japão, a que mais afetou Pyongyang foi o fechamento de 15 financeiras usadas por norte-coreanos residentes no Japão para enviar dinheiro a familiares. Essas empresas ¿ responsáveis pela remessa de centenas de milhões de dólares por ano ¿ eram suspeitas de atividades ilegais, inclusive com ligações com o comércio de armas de destruição em massa.

Apesar das dificuldades impostas pelo Japão, analistas não acreditam em grande impacto econômico na Coréia do Norte. O comércio entre os dois países recuou de US$1 bilhão em 1980 para menos de US$100 milhões nos oito meses deste ano.