Título: IBOPE: LULA 12 PONTOS À FRENTE
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 13/10/2006, O País, p. 3

Pesquisa mostra petista com 52% das intenções de voto e Alckmin com 40%

Aprimeira pesquisa do Ibope no segundo turno, divulgada ontem pelo ¿Jornal Nacional¿, da TV Globo, mostra que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria reeleito para um novo mandato. Na simulação, o candidato do PT ficou com 52% das intenções de voto, 12 pontos percentuais acima de Geraldo Alckmin, do PSDB, que ficou com 40%.

A pesquisa, aplicada na terça e quarta-feiras, ouviu 3.010 pessoas em 199 municípios. A margem de erro estimada pelo Ibope é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Do total de entrevistados, 4% votaram em branco e nulo e 4% não sabem ou não opinaram.

Outra pesquisa, feita pelo Datafolha na terça-feira, mostrou resultados parecidos. Lula ficou com 51% das intenções de voto, contra 40% de Alckmin. As duas sondagens ocorrem na semana do primeiro confronto direto entre o petista e o tucano, que se enfrentaram na TV Bandeirantes.

O resultado do Ibope mostra que Lula teve um ligeiro crescimento com relação ao resultado na eleição no primeiro turno (no dia 1º de outubro, Alckmin teve cerca de 41% dos votos e Lula, menos de 49%).

Contados só votos válidos, Lula amplia a vantagem

Se considerados apenas os votos válidos, Lula amplia a vantagem sobre o seu adversário. De acordo com o Ibope, o presidente teria 57% das intenções de voto e Alckmin, 43%.

No recorte por faixa etária, Lula tem o seu melhor desempenho entre eleitores de 25 a 29 anos, dos quais obteve na pesquisa do Ibope 57% das intenções de voto. Já Alckmin atinge o seu percentual mais alto entre pessoas de 16 a 24 anos: 42% das intenções de voto.

A pesquisa apontou, também, ampla vantagem de Lula sobre Alckmin entre eleitores com até a 4ª série do ensino fundamental. Nesta faixa, o petista chegou a 62% das intenções e o tucano, apenas 31%. Já na faixa de eleitores com ensino superior, Alckmin ganha de Lula: 57% dos votos contra 35%.

Os resultados por região também confirmam o sólido favoritismo de Lula no Nordeste, onde obteve 75% das intenções de voto, contra 20% de Alckmin. Na Região Sudeste, deu empate: 45% para cada candidato. Já no Sul do país, Alckmin supera Lula em 22 pontos percentuais: 56% contra 34%. No Norte e Centro-Oeste, vantagem de Lula, que ficou com 49% contra 43%.

O Ibope indica que, no recorte por condição dos municípios, o presidente alcança o melhor resultado nas periferias (55% contra 35%). Nas capitais, ele fica com 51% contra 39%. No interior, 51% contra 41%.

Votos mudam de acordo com a faixa de renda

O levantamento do Ibope por renda familiar mostra que a intenção de voto se modifica à medida que a renda cresce. Na faixa dos que ganham de um a dois salários mínimos, Lula ficou com 56% dos votos contra 35% de Alckmin. Na faixa seguinte (dois a cinco mínimos), o petista mantém a vantagem mas fica com 50% contra 42% do tucano. Já entre os eleitores que ganham mais, a vantagem se inverte. Na faixa de cinco a dez mínimos, o candidato do PSDB fica com 51% contra 39% de Lula. Para os que ganham mais de dez mínimos, o tucano chega a 60% e Lula, 34%.

O presidente lidera entre os eleitores que se declararam de cor preta: 66% contra 28% de Alckmin. Já com os de cor declarada parda, o petista fica com 61% das intenções e seu adversário, 32%. Nos que se declaram brancos, Alckmin supera Lula (49% contra 41% dos votos).

Dos entrevistados, 11% consideraram a administração de Lula ótima e 34% boa. Neste conjunto de eleitores, o presidente venceria o segundo turno com 84% dos votos (Alckmin, 12%). Entre os 33% de entrevistados que consideraram a gestão de Lula regular, 51% votariam no tucano e 39% no petista. Já entre os 7% que apontaram a administração como ruim e 13% como péssima, 86% declaram votar em Alckmin e 1% no presidente.

O Ibope também sondou a intenção de voto entre os eleitores de outros candidatos no primeiro turno. Entre os eleitores de Heloísa Helena (PSOL), 42% declararam a vontade de votar em Alckmin e 36% em Lula. Somados os eleitores de outros candidatos, 51% responderam que pretendem votar em Lula e 37% em Alckmin.

Curiosamente, 5% dos eleitores de Lula no primeiro turno querem votar em Alckmin no segundo, enquanto 6% dos eleitores de Alckmin pretendem votar em Lula.