Título: LULA DIZ QUE SE INSPIRA EM GANDHI
Autor: Henrique Gomes Batista
Fonte: O Globo, 12/10/2006, O País, p. 8

Presidente prega a não-violência e acusa tucanos de `desgraçar o país¿

VALPARAÍSO (GO). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem à noite que está se inspirando no líder indiano Mahatma Gandhi para reagir, ¿com tranqüilidade¿, aos ataques do PSDB e do candidato Geraldo Alckmin. No entanto, a exemplo do tom de seu programa de TV, Lula atacou o adversário tucano, dizendo que o projeto do PSDB é de vender ¿tudo, até mesmo o que não lhes pertence¿, e que o governo tucano no passado ¿desgraçou e empobreceu o país¿.

No palanque, estavam líderes estaduais do PMDB como o prefeito de Goiânia, Íris Resende, e o candidato ao governo estadual, senador Maguito Vilela.

¿ Uma pessoa que me orienta é uma pessoa chamada Mahatma Gandhi. Ofendiam ele e ele não perdia a postura. Ele tinha um objetivo para libertar a Índia. E libertou. E cunhou a prática política de não-violência. Tenho clareza do que significou nossa vitória em 2002.

Lula ironizou a proposta de Alckmin de vender o avião presidencial (Aerolula):

¿ Meu adversário falou em vender o avião presidencial e eu não me incomodei. Porque aquela gente só sabe vender o que não é deles. Eles são capazes de ver um carro estacionado e vender. Depois, não entregam, mas vendem. Se dependesse de trabalharem, o Brasil estava totalmente quebrado.

O presidente garantiu que vai participar, nos próximos dias, dos debates nas redes SBT e Record. E afirmou:

¿ Se ele (Alckmin) quiser ficar nervoso, ofender, falar e decorar as coisas, pode fazer. Vamos agora para todos os debates, com a cara boa e tranqüila, para dizer algumas coisas para eles.

Apesar da vantagem nas pesquisas, Lula pediu empenho dos militantes:

¿ Faltam 17 dias e eles estão muito nervosos. É colocar bandeira no teto e não ter medo de cara feia para a gente ganhar estas eleições.