Título: PPS espera que Blairo peça sua desfiliação
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 13/10/2006, O País, p. 10

Para Freire, governador decidiu apoiar Lula por `razões eleitoreiras¿

BRASÍLIA. Em nota oficial, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), disse ontem que aguarda o pedido de desfiliação do governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, do partido. Blairo na agremiação deu apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno, e o PPS defende a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB. Segundo Freire, o governador trocou de lado ¿por espúrias razões eleitorais¿ ao aceitar uma proposta de dinheiro do governo federal.

¿O PPS dispensa a carta pedindo licenciamento, oferecida por Blairo, e pede que ele não gaste dinheiro com o envio dela pelo Correio. Mande apenas aquela em que solicita sua desfiliação da nossa legenda¿, escreveu Freire, na nota.

Anteontem, o governador, um dos maiores plantadores de soja do mundo, disse que enviará duas cartas ao PPS, uma pedindo licença ao partido e outra, de desfiliação.

Blairo disse que, se sair do partido, levará muitos correligionários, o que dificultaria as negociações do PPS com vistas a superar a cláusula de barreira ¿ o partido não atingiu os votos exigidos pela lei. O número de deputados federais que o partido conseguiu eleger não mudará para o cálculo da cláusula de barreira, mesmo com a saída de membros do PPS, mas a legenda poderia se enfraquecer na hora de discutir fusões com outros partidos.