Título: O PRESIDENTE ESTÁ FAZENDO DEMAGOGIA¿
Autor: Cássia Almeida e Martha Beck
Fonte: O Globo, 13/10/2006, O País, p. 12

Oposição critica Lula por recusar reformas

BRASÍLIA. A oposição acusou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de fazer demagogia e ¿jogar para a platéia¿ ao dizer, em entrevista ao GLOBO publicada ontem, que o país pode crescer sem reformas, privatizações e corte de gastos. Já os aliados do Planalto defenderam Lula e disseram que o mais difícil foi feito e que há condições de iniciar um ciclo de crescimento de 5% nos próximos anos ¿ como disse o presidente na sabatina.

Para o senador José Jorge (PFL-PE), candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin, as afirmações de Lula contradizem o que o PT vem fazendo, especialmente na área econômica. Segundo ele, ao mesmo tempo em que o presidente diz que não é preciso cortar gastos, a política econômica mantém a meta de superávit primário (economia para pagamento de juros) acima da deixada pelo governo Fernando Henrique.

¿ O governo economiza para pagar juros e diz que não precisa reduzir despesas. É um discurso com conotação puramente eleitoral. O presidente fala só para ganhar votos, joga para a platéia ¿ reagiu José Jorge.

O senador Sérgio Guerra (PSDB), coordenador da campanha de Alckmin, concorda que não são necessárias novas privatizações, mas critica Lula pelo tamanho da máquina pública.

¿ O presidente, quando afirma que não precisa enxugar gastos, está fazendo demagogia, porque precisamos cortar despesas para aumentar o crescimento. E precisamos fazer reformas, inclusive a tributária e uma reestruturação na Previdência Social.

Já o governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT), disse que Lula tem elementos para afirmar que o país pode crescer:

¿ Lula não é um sonhador, ele tem fundamento para dizer isso. É fato que o Brasil superou uma série de entraves e está melhor do que na gestão tucana. Agora, nós sabemos que é necessário otimizar o Estado, concluir a reforma tributária e promover a reforma política.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO