Título: FIÉIS E TURISTAS COMEMORAM 75 ANOS DO CRISTO
Autor: Fernanda Pontes
Fonte: O Globo, 13/10/2006, Rio, p. 18

Durante festa de aniversário, cardeal-arcebispo dom Eusébio Scheid rezou missa no local, que agora é santuário

Um dos principais cartões-postais do Rio, o Cristo Redentor, completou ontem 75 anos. É o primeiro aniversário do monumento como santuário religioso. Para comemorar a data e o novo título, não faltaram comemorações desde cedo. O cardeal-arcebispo do Rio, dom Eusébio Scheid, fez questão de celebrar missa solene e abençoar o início das obras da Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada aos pés do Cristo. Segundo a Polícia Militar, mais de duas mil pessoas visitaram o Corcovado pela manhã.

A festa começou bem cedo com uma aula de catequese para 75 crianças. Às 10h, teve apresentação de músicas clássicas pelo Trio Chausson. Um dos integrantes do trio francês, Antoine Landowiski, é bisneto do escultor francês Paul Landowiski, que executou a maquete da cabeça e das mãos do Cristo.

Cardeal lembra vítimas do Boeing da Gol

Uma hora depois do show foi celebrada missa solene pelo cardeal num altar cheio de flores. O sol colaborou e a vista lá de cima era deslumbrante:

¿ Tivemos sorte. Aqui em cima está quente, mas conseguimos ver toda a cidade. O Rio é lindo ¿ a mineira Isabel Costa, de 36 anos.

Dom Eusébio fez uma série de homenagens às pessoas que ajudaram na construção do Cristo Redentor:

¿ Vamos bater palmas para todos os colaboradores até para aqueles que ajudaram colocando apenas uma pedrinha.

No discurso, dom Eusébio lembrou as 154 vítimas do acidente com o Boeing da Gol, em Mato Grosso, e homenageou os índios.

Obra em capela deve ficar pronta em três meses

O cardeal-arcebispo também fez o anúncio oficial da transformação do Corcovado em Santuário do Cristo Redentor¿ e também abençoou a Capela Nossa Senhora Aparecida, que será reformada e, dentro de três meses, poderá ser usada em casamentos, batizados e eventos religiosos.

¿ Ela vai ficar moderninha ¿ brincou o arcebispo, que já recebeu um pedido do exterior para fazer um casamento.

Durante a celebração da missa, foi feita a tradicional oração do Angelus. O cardeal-arcebispo aproveitou para ler a carta do Papa Bento XVI, enviada para ele na semana passada, dando parabéns ao monumento.

Após o término da parte religiosa, o Correios fez o lançamento oficial do selo comemorativo dos 75 anos do Cristo Redentor. Em seguida, a Arquidiocese homenageou empresários e personalidades e a Fundação Roberto Marinho. Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega da réplica em miniatura do Cristo ao alpinista cego Paulo Bastos, de 42 anos, que ficou conhecido por ter escalado a montanha que leva ao monumento.

No final do evento, a cantora Elba Ramalho, cantou ¿Cidade Maravilhosa¿ e ¿Samba do Avião¿ sob aplausos e flashes de máquinas de fiéis e turistas.

http://oglobo.globo.com/multimidia/