Título: ITAMAR: MINISTRO DE LULA É QUE TENTOU VENDER CEMIG
Autor: Adelson Barbosa e Arnaldo Ferreira
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 5

FH diz que petista também teria privatizado a Vale do Rio Doce e o desafia a reestatizar a empresa

BELO HORIZONTE. Irritado com o que considera falta de disposição dos aliados do candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, para defendê-lo das denúncias feitas por seus adversários, o ex-presidente Itamar Franco decidiu sair em campo. Ele disse que o presidente Lula, adversário de Alckmin no segundo turno, devia perguntar ao ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, ¿que entende bem de privatizações¿, antes de acusar o candidato do PSDB de ser demolidor do patrimônio público.

¿ O homem (Alckmin) está cansado de dizer que não vai privatizar e eles (os petistas) continuam falando que vai. Eu daria uma resposta ao presidente Lula. Ele tem um homem que está percorrendo Minas Gerais, que é o ministro Walfrido dos Mares Guia, que poderia dar lições de privatização, porque ele tentou privatizar a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e a Copasa (Companhia de Saneamento do estado). Quando o Lula fala em privatizações, deveria pedir umas aulinhas a esse ministro dele, hoje tão querido dele ¿ disse Itamar.

O ministro foi vice-governador na administração de Eduardo Azeredo, do PSDB, no governo de Minas, época em que ações da Cemig foram vendidas. A venda das ações foi contestada no governo Itamar Franco, que conseguiu recuperar o controle acionário da estatal.

Itamar também recomendou aos coordenadores da candidatura de Alckmin que analisem com cuidado o resultado das últimas pesquisas por região, para ver se elas condizem com a realidade:

¿ A pesquisa, apesar de não estar criticando, refletem aquele instante. Em 14 dias, pode haver uma virada; olha o que aconteceu em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Então a pesquisa pode apresentar um resultado diferente.

Em Lisboa, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso reagiu à entrevista do presidente Lula ao GLOBO, na qual o petista diz que não teria privatizado a Vale do Rio Doce. Ao ¿Estado de S.Paulo¿, Fernando Henrique disse que Lula faria o mesmo que ele fez e desafiou o presidente a reestatizar a empresa, dizendo ainda que, por tantas mentiras, Lula está se tornando um político banal.

¿ Qual a vantagem de ficar (a Vale) na mão do governo, com menos impostos e menos dinamismo? Ele (Lula) sabe que eu estou dizendo a verdade e ele faria a mesma coisa. Se não, para ser coerente, ele deveria ter reestatizado a empresa ¿ disse Fernando Henrique.

O ex-presidente enumerou os motivos que o levaram a privatizar a Vale:

¿ O governo não tinha condições de ampliar os investimentos na Vale. Em segundo lugar, a Vale, como as telefônicas, era um instrumento de cobiça política. Terceiro, sendo uma estatal, não tinha mobilidade para poder funcionar no mercado. E quarto, ela estava submetida a muitas regras e pagava muito pouco imposto.