Título: NO CEARÁ, ALCKMIN COLA EM TASSO JEREISSATI
Autor: Adelson Barbosa e Arnaldo Ferreira
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 5

Lula teve votação expressiva no estado e contou com ajuda do tucano Lúcio Alcântara

FORTALEZA. Mesmo não sendo candidato, o presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), passará por um teste nas urnas. Parte do material de campanha de Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, que começou a ser distribuído no Ceará, traz a foto do ex-governador. A idéia de juntar os dois em santinhos e cartazes foi do comitê eleitoral local e partiu do princípio de que Tasso, governador do estado por três vezes, tem poder de transferir votos.

A capacidade de transferência de votos de Tasso foi testada com sucesso quando conseguiu fazer do então correligionário Ciro Gomes governador em 1991 e ao garantir, em 2002, a eleição de Lúcio Alcântara para o governo. Este ano, um racha no partido, conseqüência de seu rompimento com Lúcio, pôs em xeque a ascendência eleitoral de Tasso, já que nenhum de seus aliados elegeu-se para a Câmara.

A coordenação da campanha de Alckmin atribuiu seu baixo desempenho no Ceará à omissão de Lúcio Alcântara, que usou imagens e declarações elogiosas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu programa eleitoral. O tucano teve 22,79% dos votos válidos no estado contra 71,22% de Lula. O resultado foi inferior à média de Alckmin no Nordeste (26,15%), principal reduto eleitoral de Lula (66,78%).

O material será distribuído principalmente no interior. Na capital, a força de Tasso foi posta em xeque sucessivas vezes diante das derrotas de seus candidatos à prefeitura desde 1992. É no interior onde ele concentra sua agenda fazendo campanha para Geraldo Alckmin, que esteve no Ceará três vezes no primeiro turno. Hoje, Tasso participa de uma carreata pró-Alckmin em Quixadá, reduto do PT, e de um comício em Crateús.