Título: ALCKMIN: LULA USA MP DA TV DIGITAL ELEITORALMENTE
Autor: Valmir Lima
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 11

Tucano reage a insinuações de que prejudicaria indústria de Manaus e acusa petista de segurar medida provisória

MANAUS. O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, reagiu ontem a insinuações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, de que, se eleito, prejudicaria a Zona Franca de Manaus, e acusou o adversário de ¿segurar medida provisória para depois da eleição¿, a respeito de concessão de incentivos fiscais para a implantação de uma indústria de semicondutores para TV digital no país.

O tucano ainda prometeu ampliar o parque industrial de Manaus, manter incentivos à Zona Franca e gerar empregos. O compromisso e os desmentidos foram feitos em entrevista à rádio CBN Manaus, na manhã de ontem, por telefone, não mais de 15 minutos depois de Lula falar a rádios da Região Norte que seu adversário prejudicou a Zona Franca, em benefício de São Paulo, quando foi governador.

Perguntado a respeito de uma medida provisória que estaria pronta para ser editada após a eleição e que estabelece a concessão de incentivos fiscais para a criação de uma indústria de semicondutores para TV digital no país, que atingiria a Zona Franca, Alckmin atacou o governo petista:

¿ Nós a vemos com grande preocupação. Aliás, a eleição não deveria ser objeto para deixar para fazer as coisas depois. Se está certo, deve-se fazer já; e, se não está certo, não se deve fazer nem depois.

E, confrontado se não beneficiaria São Paulo em detrimento de Manaus, respondeu:

¿ O meu compromisso não é com estado A, estado B, governador A, governador B. O meu compromisso é com o Brasil e com o crescimento. O estado de São Paulo tem um parque industrial extraordinário que não precisa, não tem zona franca. O estado de Minas tem outro parque enorme. O que eu não acho correto é o governo ficar segurando medida provisória para lançar depois das eleições, prejudicial ao estado do Amazonas.

Boatos: depois do Bolsa Família, a Zona Franca

O tucano ainda reclamou que adversários políticos locais estão espalhando boatos de que o PSDB e o PFL são contrários ao modelo da Zona Franca e aos incentivos fiscais:

¿ Os nossos adversários andam espalhando boatos e mentiras de que nós somos contra a Zona Franca. Isso não é verdade. Primeiro porque fui constituinte, e a Constituição brasileira consagrou o modelo da Zona Franca de Manaus, que é um modelo muito bem-sucedido.

E aproveitou a entrevista para, mais uma vez, garantir que vai ¿manter e até aumentar o Bolsa Família¿.

¿ Aliás, o Bolsa Família começou com o Bolsa Escola, no tempo do Fernando Henrique. Vamos manter o Bolsa Família e até aumentar o número de famílias que precisam.