Título: PARA TIRAR O MAU-OLHADO DA `NAU DE CABRAL¿
Autor: Bernardo Mello Franco e Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 15

Frossard evita falar de Alckmin e elogia Heloísa Helena

Galhos de arruda, defumador e banho de alfazema. A candidata Denise Frossard (PPS) aproveitou a sexta-feira 13 para tentar ¿espantar o mau-olhado¿ na disputa com Sérgio Cabral (PMDB) pelo governo do Rio. Ela foi homenageada ontem pela Confraria do Garoto, no centro do Rio. Ganhou flores e presentes, mas fez cara feia ao ver que o outro homenageado do dia era Geraldo Alckmin (PSDB), com quem anda estremecida desde que ele aceitou o apoio de Anthony Garotinho no segundo turno.

¿ Pretendo afastar o mau-olhado porque a nau capitânia do Cabral está cheia de gente. Temos que tirar o mau-olhado do Rio na sexta-feira 13. Vamos substituir a roubalheira e os garotinhos pela Confraria do Garoto. Participei da cerimônia de expungir os maus espíritos e dei arruda para todo mundo ¿ disse a candidata.

Perguntada sobre o que gostaria de expungir no estado, Frossard respondeu que vai abrir a caixa-preta do governo.

¿ Quero botar luz dentro do governo. Abrir as contas, quebrar o sigilo bancário e fiscal do governo. Botar o estado para andar e resolver os problemas que temos. Depois entregar o governo saneado.

O presidente da confraria, Nelson Couto, o Xerife, cometeu uma gafe ao elogiar a antiga profissão de Frossard como professora:

¿ Não teríamos jornalistas, políticos, corruptos e ladrões se não fossem os professores.

A candidata voltou a criticar as alianças feitas por Cabral no segundo turno e, ao falar do apoio do PV, confessou que Alfredo Sirkis, candidato derrotado ao Senado, fará parte de seu governo, se for eleita. Ela não quis comentar se participará de ato de campanha com Alckmin. Elogiou o tucano, mas preferiu falar de sua amizade com a senadora Heloísa Helena.

¿ O Geraldo é um ser humano excepcional. A única coisa que ele foi vítima foi a jogada desses dois aí, Garotinho e Serginho. Rejeito isso. A senadora Heloísa Helena me ligou hoje. Ela é valente, corajosa. Tentaram o apoio dela no segundo turno, mas ela não abriu mão, ela disse que não apóia.

A candidata afirmou que tem um compromisso com Heloísa:

¿ Eu tenho pela Heloísa uma admiração e um compromisso. Ela me pediu para cuidar da educação dos jovens. Ela disse: o dia em que você se sentar na cadeira, eu vou estar lecionando, mas eu quero ir aí te ajudar no que eu puder. Ela teve um irmão que foi assassinado por traficantes. Ela disse ¿eu vou aí, porque eu quero, eu tenho esse resgate a fazer¿. Eu quero chamá-la e dizer: senadora Heloísa Helena, eu fui eleita, a senhora por favor vem aqui ¿ disse, evitando afirmar que Heloísa faria parte de seu governo, se fosse eleita.