Título: TRE TIRA CENAS DE PROGRAMA DE FROSSARD
Autor: Bernardo Mello Franco e Cássio Bruno
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 15

Candidata é proibida de mostrar Cabral com Crivella

O juiz Luiz Felipe Francisco, do TRE, concedeu liminar pedida por Sérgio Cabral, candidato do PMDB ao governo do estado, proibindo a veiculação no programa eleitoral da adversária, Denise Frossard (PPS), de imagens em que aparece com o senador Marcelo Crivella e outros aliados. A candidata exibiu as imagens no programa de quarta-feira à noite, que foi repetido na tarde de quinta.

Ao mesmo tempo em que aparecem fotografias de Cabral com os aliados, o locutor diz: ¿No primeiro turno eles trocaram acusações, agora estão unidos contra Denise Frossard. Você acha que o objetivo dessa união é o interesse público, ou é por que a Denise Frossard vai acabar com a política clientelista do toma-lá-dá-cá que marca a história do nosso estado nos últimos anos?¿. Concedida a liminar, o julgamento do pedido de direito de resposta deverá ser na segunda-feira.

O horário eleitoral gratuito para o segundo turno das eleições entrou no ar na noite de quarta-feira e, menos de 24h depois, a coligação de Sérgio Cabral, por meio dos advogados Fernando Setembrino e Luciano Alvarenga, já havia pedido três direitos de resposta contra Frossard, da coligação Unir para Mudar (PPS/PFL/PV). Dois são referentes ao programa de quarta-feira à noite.

Segundo Alvarenga, o objetivo não é atacar na Justiça a campanha de Frossard:

¿ A partir do momento em que ela se propõe a bater no adversário, então estamos, na verdade, nos defendendo. A gente pede à Justiça que se manifeste contra o que consideramos irregular. A campanha de Sérgio é propositiva. Sendo assim, toda vez que a candidata vier com propaganda negativa contra Sérgio, vamos entrar na Justiça para suspender a veiculação e, se for o caso, pedir direito de resposta.

No terceiro pedido de resposta, os advogados da coligação pedem ainda multa e retirada da veiculação da propaganda no site da candidata (www.denisefrossard.com.br) em que aparece a mensagem ¿Favelas, não é possível querer passar uma avenida por cima da Rocinha, como quer o senador Sérgio Cabral, é preciso urbanizar e cuidar das comunidades¿. Segundo os advogados, a propaganda é mentirosa e ofensiva.

Agora que os candidatos ao governo do estado têm o mesmo tempo de propaganda em rádio e TV (20 minutos para cada um por dia) qualquer tempo perdido pode fazer diferença. Sendo assim, o time jurídico de Denise Frossard foi reforçado neste segundo turno. Entre seus advogados agora está Luiz Paulo Ferreira dos Santos, um dos principais advogados do PFL e do prefeito Cesar Maia.