Título: JORNAL AMERICANO CRITICA CONTROLE AÉREO BRASILEIRO
Autor: Evandro Éboli, Martha Beck e Tulio Barndao
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O País, p. 16
Newsday¿ afirma que pilotos enfrentam falhas de comunicação na Amazônia
O jornal americano ¿Newsday¿ publicou reportagem ontem afirmando que o sistema de controle de tráfego aéreo brasileiro tem problemas. Assinada pelo repórter Martin Evans, com procedência do Rio de Janeiro, o ¿Newsday¿ diz que é grande o número de pilotos de aviões comerciais ¿ brasileiros e americanos ¿ que sustentam que o controle de tráfego aéreo sobre a vasta e remota Bacia Amazônica deixa os pilotos incapazes de pedir informação aos controladores em solo.
Um piloto da Varig, entrevistado pelo jornal, diz que se sente incomodado quando ouve autoridades garantirem que não há problemas com o sistema de tráfego aéreo no Brasil.
¿ Os pilotos que voam estão acostumados com a possibilidade de perder contato em rotas entre Brasília e o Noroeste do país ¿ disse ele, que voa pela Varig desde 1980. ¿ É surpreendente que eles estejam tentando dizer que essas falhas de comunicação não existem. Isso é o que nos preocupa, porque não é interessante para a segurança.
Ainda segundo o jornal, declarações como a do piloto da Varig sustentam os depoimentos dados à Polícia Civil pelos pilotos americanos Joe Lepore e Jan Paladino, que moram em Long Island. Eles disseram que não conseguiram fazer contato com os controladores de vôo brasileiros minutos antes da colisão, que aconteceu em 29 de setembro entre um Boeing 737-800 e um jato executivo Legacy, fabricado pela Embraer e comprado pela empresa americana Excel Aire.
O jornal informa ainda que os pilotos não foram acusados, mas que seus passaportes foram confiscados.
Ainda segundo o ¿Newsday¿, um piloto americano disse que algumas vezes já pôde ouvir controladores de vôo falando em português, e não em inglês, língua oficial usada por controladores no mundo inteiro. Isso tornaria difícil para os pilotos entender com quem eles estavam falando.
As possíveis falhas no controle de tráfego aéreo no Brasil têm sido fortemente contestadas por autoridades brasileiras, destaca o jornal americano.