Título: EMBARGO AMEAÇA O LUXO DE KIM JONG-IL
Autor:
Fonte: O Globo, 14/10/2006, O Mundo, p. 38

Líder norte-coreano dá presentes como Mercedes e tem a maior adega do país

SEUL. O teste nuclear pode significar nada mais de vinhos franceses para o Querido Líder ou jetskis para seus amados filhos. As sanções propostas na ONU incluem medidas destinadas a atingir tanto o programa de mísseis nucleares quanto artigos de luxo destinados ao governo.

¿ Num país pobre como a Coréia do Norte, bens de consumo luxuosos são uma moeda forte que mantém a elite feliz e recompensa aqueles que ganham os favores de seus líderes ¿ disse um funcionário do governo sul-coreano.

E ninguém aproveita mais esses artigos do que o líder Kim Jong-il, que se orgulha de ter a melhor adega do país, com lugar para 10 mil garrafas. Ele tem uma queda por lagosta, caviar e caros cortes de sushi, que importa do Japão. Kenji Fujimoto, seu chef no fim dos anos 80 e início dos 90 ¿ quando um milhão de norte-coreanos morreram de fome ¿, disse que Kim ia a extremos para satisfazer seu apetite. Uma vez, enviou um funcionário a Pequim para comprar hambúrgueres no McDonald¿s. Presentes para membros do círculo de poder incluem Mercedes Benz e filmadoras.