Título: SANTUÁRIO RENDE R$5 MILHÕES A ADMINISTRADOR
Autor: Mirelle de França
Fonte: O Globo, 15/10/2006, Economia, p. 35

Receita mensal do grupo vem de doações de fiéis, venda de artigos religiosos e cotas de patrocínio

APARECIDA. Sessenta anos depois do lançamento da pedra fundamental da Nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional se transformou em uma grande e lucrativa empresa, além, é claro, de ser maior centro católico do país. O Grupo Santuário, que administra a Basílica e é dono da Rádio e da TV Aparecida, tem receita mensal de R$5 milhões, grande parte resultado da doação dos devotos.

Outra parte da receita vem do que a Congregação do Santíssimo Redentor (uma espécie de concessionária que administra o Santuário desde 1894 por meio de um contrato com a arquidiocese local) recebe com a venda de artigos religiosos, aluguel de lojas no Centro de Apoio aos Romeiros, cotas de patrocínio e até mesmo com a água mineral que leva a sua marca.

O investimento também é digno das grandes empresas. Apenas o novo Centro de Eventos, um estádio coberto com capacidade para dez mil pessoas, vai consumir R$18 milhões. Na nova sala de imprensa foram gastos R$500 mil.

¿ Somos uma empresa de grande porte dentro do Vale do Paraíba ¿ disse o responsável pela administração do Santuário, padre Hélcio Testa.

O Santuário tem cerca de mil funcionários, todos com carteira assinada e plano de saúde. Deste total, 30% trabalham nas obras da Basílica, mas os quadros também incluem pessoal ligado às áreas de segurança e limpeza, além de advogados e atendentes dos restaurantes e do estacionamento. O piso é de um salário mínimo e meio.

Um passeio pela área externa do Santuário, fora dos domínios sagrados da Basílica, mostra ainda que os religiosos entendem o valor da publicidade. Pelos arcos do corredor que liga a Basílica ao Centro de Apoio aos Romeiros (onde existem 684 lojas, incluindo uma franquia do McDonald¿s) estão espalhados anúncios de grandes bancos de varejo e financeiras.

Segundo padre Hélcio, as cotas (ele não soube informar o valor) são vendidas para empresas que querem aproveitar o movimento do Santuário:

¿ Dividimos bem este espaço entre a área sagrada e a parte de entretenimento.

Site do Santuário tem 1.500 velas acesas por dia

O atendimento médico na festa da padroeira foi feito gratuitamente pela Unimed que, em troca, pôde espalhar mais de 30 banners por todo o Santuário. O Grupo também marca presença no comércio. Ao lado da Basílica funciona a lojinha de lembranças que vende produtos que vão desde adesivos (R$0,50) a velas elaboradas (R$44).

O padre ressalta, no entanto, que a Igreja está cumprindo o seu papel ao investir entre 20% e 25% da receita em projetos sociais. São cinco grandes projetos, entre eles o Lar Nossa Senhora Aparecida, onde moram 39 idosas, e a Casa do Pequeno Trabalhador, que abriga 363 crianças.

O Santuário também tem presença forte no moderno mundo da internet. Por dia, no site www.santuarionacional.com.br, são acesas 1.500 velas virtuais, em média. (Mirelle de França)