Título: TERREMOTOS SACODEM O PAÍS NO DIA DA VOTAÇÃO
Autor: Mariana Timóteo da Costa
Fonte: O Globo, 16/10/2006, O Mundo, p. 19
Para eleitores, tremores foram `um sinal de Deus¿ a apontar a vitória surpreendente de Noboa
QUITO. No momento em que Rafael Correa votava, por volta das 10h30m (12h30m no horário de Brasília), dois terremotos de 4.1 graus na escala Richter, com um intervalo de dez minutos entre eles, atingiram a capital equatoriana. Mesmo que quase imperceptíveis, os tremores geraram comentários entre os opositores do candidato nacionalista, Rafael Correa.
¿ Foi um recado de Deus. Alvarito Noboa é a melhor opção para governar este país. Além de católico, ele é um empresário muito bem-sucedido ¿ disse o dono de peixaria Wilmert Delgado, de 29 anos, que votou no mesmo local de Correa, o Colégio Central Técnico de Quito, e olhava com desdém a festa dos simpatizantes em torno do candidato.
A escola de ensino fundamental e médio é a maior zona eleitoral da capital, com 120 juntas (seções), divididas entre locais de votação de homens e mulheres, como é tradição no país.
Apesar de a votação ter começado às 7h, cerca de metade das seções só começou a funcionar uma hora depois, devido ao atraso de alguns presidentes de mesa.
¿ É um absurdo. Já estamos tão descrentes nesta eleição e ainda temos de esperar ¿ reclamava a universitária Carolina Carrion, de 19 anos, que fugia dos coordenadores eleitorais para não ser convocada de última hora para ser mesária. ¿ De tão desorganizados, eles (o TSE) costumam fazer isso.
Além de Correa, no local votou o diretor da Petroecuador, Galo Chiriboga, que não quis comentar sobre quais candidatos gostaria que chegassem ao segundo turno (as propostas em relação à exploração e à comercialização de petróleo são bastante distintas entre os que pleiteiam a Presidência).
¿ Vamos transferir informações sobre nossos projetos a qualquer presidente. Não vemos problemas numa mudança de governo ¿ limitou-se a dizer.
Outra eleitora no colégio foi Ximena Bohórquez de Gutiérrez, mulher do presidente deposto no ano passado, Lucio Gutiérrez. Ela votou em seu cunhado, Gilmar Gutiérrez, considerado a grande surpresa desta eleição. (M.T.C.)