Título: Lula diz que vai a debate do SBT, da Record e da Globo
Autor: Maria Lima e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 17/10/2006, O País, p. 8

Presidente recusou convite da TV Gazeta; programa foi cancelado

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou ontem que participará dos debates em três emissoras de televisão: no SBT, quinta-feira; na Record, dia 23; e na TV Globo, no dia 27. Lula recusou o convite para participar do debate na TV Gazeta, que seria hoje e foi cancelado.

Segundo a coordenação da campanha do PT, a participação de Lula em quatro debates, incluindo o da TV Bandeirantes, no último dia 8, é suficiente para que o país possa conhecer suas propostas, comparando-as com as de seu adversário, Geraldo Alckmin (PSDB).

¿ Os debates nas quatro principais redes de TV, mais sabatinas no GLOBO, na ¿Folha de S.Paulo¿, entrevistas em várias rádios dão chance para que a maioria da população veja a diferença das propostas do presidente Lula e de Alckmin. Se fôssemos atender a todos os convites para debate, não sobraria mais tempo nem para fazer campanha ¿ disse Francisco Campos, da executiva nacional do PT e da coordenação de campanha.

¿O presidente não gosta desse negócio de debate¿

O coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), não perdeu a oportunidade de ironizar o presidente:

¿ Quando mais debates, melhor. Mas o presidente não gosta muito desse negócio de debate, não. Se gostasse não faltaria a nenhum.

Ontem, a TV Gazeta de São Paulo divulgou nota lamentando que os candidatos a presidente ¿recusem ocupar o espaço cívico e democrático, de amplo alcance nacional, que a Rede Gazeta ofereceu para o confronto de idéias entre aqueles que se apresentam à população para ocupar o mais alto posto do Poder Executivo¿. Alckmin havia confirmado presença, mas como Lula recusou, acabou desistindo.