Título: PETISTAS ACUSAM PSDB E PFL DE CONSPIRAÇÃO
Autor: Maria Lima e Raquel Miura
Fonte: O Globo, 17/10/2006, O País, p. 8

Garcia e governadores eleitos do PT dizem que oposição tenta desacreditar PF para desestabilizar processo eleitoral

BRASÍLIA. Confiantes na vitória do presidente Lula, a coordenação da campanha petista convocou para hoje uma reunião de presidentes dos partidos aliados para denunciar o que chamou ontem de tentativa da oposição de virar o jogo e ganhar no tapetão. A reunião foi convocada em resposta ao encontro dos partidos de oposição para discutir as denúncias sobre a operação da Polícia Federal para abafar a participação de Freud Godoy na compra do dossiê contra os tucanos.

Enquanto a oposição se reunia, o coordenador da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia, e os governadores eleitos Marcelo Déda (SE) e Jaques Wagner (BA) acusaram o PFL e PSDB de conspirarem contra a vontade popular e desacreditar as instituições para desestabilizar o processo eleitoral. A coordenação da campanha petista considera que a oposição deu o primeiro passo para questionar, depois, a legitimidade do eventual segundo mandato de Lula.

Segundo Marco Aurélio, que não descartou a possibilidade de a campanha vincular Geraldo Alckmin ao avanço da organização criminosa que controla os presídios de São Paulo, eles não vão aceitar passivamente a estratégia da oposição.

¿ Queremos preservar a vontade popular, seja ela qual for. Não será com factóides, subterfúgios, que vamos resolver a eleição. Não se pode lançar um manto de descrédito sobre as instituições para tentar conspirar contra essas próprias instituições e fraudar a vontade popular. Vamos deixar claro que esta posição não passará.

¿ É preciso que as pessoas se conformem com a decisão da sociedade que, comparando dois projetos políticos, está escolhendo claramente um ¿ disse Jaques Wagner.

PT vai mobilizar governadores

Wagner e Déda vão mobilizar governadores eleitos para reagir aos ataques à PF. O petista baiano disse que vai ligar até para os tucanos José Serra (SP) e Aécio Neves(MG) para questionar se acham correta a movimentação do PFL e PSDB. Segundo Déda, tentam atirar em Lula, mas acertam a democracia.

¿ Isso que estão fazendo é leviandade, é oportunismo, é querer levantar lebre contra uma instituição (a PF) e virar o jogo para ganhar a eleição na mão grande. Mas na mão grande não vão ganhar! ¿ disse Wagner.

¿ PSDB, PFL e seus aliados estão vivendo um caso clássico dessa patologia que é a pesquisite crônica, que é a permanência dos sintomas por um largo período, e as fases agudas são aquelas em que a febre e o delírio terminam provocando situações fora de um horizonte de normalidade. Tentam desmoralizar as instituições, num jogo muito perigoso, que justifique depois outro discurso para desmoralizar os resultados das urnas ¿ completou Déda.

Num tom diferente do adotado pelo ministro Tarso Genro, Marco Aurélio negou que o PT usará a crise de segurança em São Paulo. Disse que Tarso foi mal interpretado, mas mostrou que o assunto pode ser usado.

¿ O que ele (Tarso) disse é que era estranho que o governo de São Paulo, durante tanto tempo, desconhecesse as ações que a facção estava montando nas prisões, que não houvesse um serviço de inteligência na polícia capaz de detectar essas iniciativas. Acho até estranho que num determinado momento o secretário de segurança tenha negociado com a facção, contrariando o governador Lembo... mas isso deixa para lá, nós não estamos querendo envolver isso ¿ provocou Garcia.

* da CBN, especial para O GLOBO