Título: TUCANO DECIDE APOIAR RIVAL DE ROSEANA
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 17/10/2006, O País, p. 9

Mas Alckmin continuará sem palanque no Maranhão

SÃO LUÍS. Depois que a senadora Roseana Sarney (PFL), candidata ao governo do Maranhão, declarou voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano Geraldo Alckmin disse ontem que apoiará Jackson Lago (PDT), que disputa o segundo turno contra ela. Mesmo assim, Alckmin continuará sem palanque no estado. Lago, que também tem apoio do PT, disse que ficaria neutro na disputa presidencial. Lula teve 75% dos votos maranhenses.

¿ O PDT já se pronunciou pela independência, que eu respeito. Apóio Jackson seguindo orientação no meu partido no estado, independentemente de ter apoio fechado do candidato ¿ disse Alckmin.

Alckmin não comentou a reunião que o PFL realiza hoje para discutir a infidelidade de Roseana em relação à coligação PSDB-PFL na disputa presidencial.

¿ Isso é uma questão interna do PFL.

O tucano participou de um encontro organizado pela Federação das Associações Municipais do Estado do Maranhão (Famem), que reuniu cerca de 50 prefeitos. No discurso, prometeu amentar o repasse do Fundo de Participação dos Municípios de 22,5% para 23,5%:

¿ Eu já fui prefeito e sei que as ações devem estar onde o povo está.

Alckmin disse que não irá acabar com o Bolsa Família e rebateu a afirmação de Lula de que o PSDB não governa para os pobres.

¿ Governar para o pobres é fazer o Brasil crescer e respeitar o dinheiro público.