Título: CNI QUER TRABALHAR PELO CRESCIMENTO DO PAÍS
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 17/10/2006, Economia, p. 20

Reeleito, Armando Monteiro diz que usará seu mandato para trabalhar pelas reformas

BRASÍLIA. O presidente reeleito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, disse que vai trabalhar pelo crescimento econômico do país nos próximos quatro anos de seu mandato. Segundo ele, isso significa fazer uma interlocução permanente com o Congresso pela aprovação de reformas como a tributária:

¿ O Brasil está travado há mais de 20 anos e precisa de uma agenda densa de reformas para poder crescer. Está na hora de fazer mais engenharia e menos arquitetura.

Segundo ele, o setor empresarial precisa fazer uma autocrítica, pois tem faltado uma articulação para pressionar o Legislativo por reformas. Na cerimônia de posse, ele apontou a necessidade mudanças na estrutura dos gastos públicos, que hoje consomem a arrecadação e inibem os investimentos. Para Monteiro, as despesas correntes não podem continuar subindo acima da variação do PIB.

Ele reconheceu que a aprovação da reforma tributária será difícil, independentemente de quem seja eleito, mas disse que este tema não pode ser tratado como partidário:

¿ Seja Alckmin, seja Lula, teremos dificuldades no ambiente político, mas a sociedade precisa colocar-se neste debate.