Título: LULA: `UM PAULISTA COM A CABEÇA NA AV. PAULISTA NÃO CONSEGUIRÁ GOVERNAR¿
Autor: Aydano André, Fellipe Awi e Paula Autran
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 4

Em comício no Amazonas, presidente ataca Alckmin e o PSDB

MANAUS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), e o prefeito de Manaus, Serafim Correa, (PSB) satanizaram o PSDB e os políticos paulistas para milhares de pessoas que participaram de comício pela reeleição do petista, ontem na capital do Amazonas. Lula afirmou que seu adversário, o tucano Geraldo Alckmin, tinha a ¿cabeça da Avenida Paulista¿, não estava preparado para ser presidente e precisava conhecer o país.

Braga, Serafim e o senador eleito Alfredo Nascimento (PL) dirigiram suas críticas ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por não ter apoiado o desenvolvimento do Amazonas.

¿ Um paulista, com a cabeça da Avenida Paulista, não conseguirá governar esse país, porque não consegue olhar para o resto do Brasil. Ele que faça caravanas primeiro para conhecer o país. Ele que sinta a alma do povo deste país. Para governar não basta diploma universitário, não é só conhecer alguns números. Para governar tem que conhecer a cabeça e o coração desse extraordinário povo brasileiro ¿ disse Lula.

Antes de o presidente explorar o sentimento anti-paulista da platéia, seus aliados haviam feito várias críticas ao PSDB e ao governo do ex-presidente Fernando Henrique. Alfredo Nascimento lembrou que há quatro anos a Zona Franca de Manaus estava em crise e oferecia 30 mil empregos, mas que hoje, graças ao governo Lula, gera 112 mil empregos.

¿ O Fernando Henrique esteve aqui em 1998 e prometeu prorrogar a Zona Franca. Ele mentiu. Já o presidente Lula faz o que promete. Eles (os tucanos) não sabem governar para os brasileiros. Eles só trabalham para 40% do país, para o Sul e o Sudeste ¿ disse Nascimento.

Políticos criticam o governo Fernando Henrique

O prefeito Serafim Correa adotou o mesmo tom:

¿ O Fernando Henrique foi eleito e reeleito prometendo proteger a Zona Franca. Em oito anos ele não fez nada. Se era fácil, porque não fez? Se era difícil, foi o Lula quem fez no primeiro ano de seu atual governo.

Numa cadeira de rodas, e usando uma bota de gesso até o joelho por causa de uma fratura no pé, o governador Eduardo Braga previu que no segundo turno o presidente ampliará sua votação para 90% dos votos do estado ¿ no primeiro turno, Lula obteve 78% no Amazonas. Braga afirmou que Lula fez pelo estado o que ninguém fez no passado recente:

¿ Hoje o Amazonas é o estado que mais cresce. Crescemos mais do que a China.

O presidente participou de uma carreata pelos bairros Educandos e Cachoeirinha antes de chegar ao comício. Lula disse que estava na hora de o povo ir às ruas pedir votos porque nestas eleições estavam em jogo dois projetos para o Brasil. No discurso, fez um inventário de suas realizações no Norte do país, citando a prorrogação da legislação especial da Zona Franca de Manaus até 2023, a obra de construção do gasoduto Coari-Manaus, o início da recuperação da BR-319, as pontes ligando o Acre ao Peru e o Mato Grosso à Bolívia e as obras da rodovia interoceânica ligando o Acre ao Oceano Pacífico e da BR-163, Cuiabá-Santarém.