Título: LULA ABRE VANTAGEM DE 19 PONTOS SOBRE ALCKMIN
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 9

Pesquisa Datafolha mostra que o petista subiu seis pontos e teria hoje 57% dos votos contra 38% do tucano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou a vantagem sobre seu adversário, o tucano Geraldo Alckmin, no segundo turno da disputa presidencial. Pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem pelo ¿Jornal Nacional¿, da TV Globo, mostra que, se a eleição fosse hoje, o petista venceria com 57% das intenções de voto, contra 38% de Alckmin. Os eleitores indecisos somam 3% e os votos em branco e nulos, 3%. Quando são computados apenas os votos válidos, a diferença entre Lula e Alckmin é de 20 pontos percentuais: o presidente tem 60%, contra 40% do tucano. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Cresce também a aprovação ao governo Lula

Desde o início do primeiro turno Lula vem crescendo e Alckmin, caindo. No dia 6 de outubro, o presidente ¿ que obtivera no primeiro turno 48% dos votos ¿ tinha 50%. Passou a 51% no dia 11 e ontem obteve 57%. Já o tucano teve trajetória inversa. Tinha 43% no primeiro levantamento, 40% na semana passada e ontem, 38%.

O Datafolha verificou também que melhorou a aprovação ao governo Lula. Há sete dias, 49% consideravam sua administração boa ou ótima. Agora, são 51%. Os que avaliam o governo como regular se mantiveram em 33%. E o percentual que o considera ruim ou péssimo caiu de 17% para 15%.

A pesquisa é a primeira realizada depois do reinício do horário eleitoral gratuito, na última quinta-feira. Desde então, apesar do acirramento da guerra entre petistas e tucanos, os programas de Alckmin têm sido mais brandos que no primeiro turno: o candidato se concentra na apresentação de propostas e deixa a um apresentador a tarefa de lembrar dos escândalos, como o caso do dossiê.

Já a propaganda de Lula tem insistido na comparação entre seu governo e o do antecessor Fernando Henrique Cardoso.

Nesse período, a estratégia do PT tem sido dizer que Alckmin privatizaria a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica ¿ o que ele nega¿ além de afirmar que o tucano poderia não dar continuidade ao programa Bolsa Família.

Segundo o Datafolha, entre os eleitores de Lula que não estão totalmente decididos, 63% admitem votar em Alckmin e 30% anulariam o voto. Já entre os que pretendem votar no tucano, mas podem mudar de opção, 53% ficariam com Lula e 40% anulariam o voto.