Título: DEPUTADO CONFIRMA FUNÇÕES DE LORENZETTI
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 15

Ele insiste que não sabia das negociações; para a polícia, depoimento foi insatisfatório

BRASÍLIA. Durante o interrogatório à Polícia Federal, o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) confirmou que Jorge Lorenzetti, ex-chefe do núcleo de inteligência da campanha do presidente Lula, de fato fora contratado para fazer a análise de informações para a campanha do candidato petista. Lorenzetti é um dos integrantes do grupo de petistas chamados por Lula de aloprados. O grupo de seis petistas teria estado à frente das negociações em torno do dossiê. Berzoini reafirmou, no entanto, que não sabia que Lorenzetti e outros petistas estavam negociando com Vedoin um dossiê contra José Serra e outros tucanos.

Segundo Berzoini, depois que o caso se tornou público, Lorenzetti reconheceu que extrapolou e até pediu desculpas. O deputado também não apresentou pista alguma sobre a origem do dinheiro usado para comprar o dossiê, um dos principais motes da campanha do tucano Geraldo Alckmin à Presidência.

¿ Ele disse que só tomou conhecimento do caso quando o fato se tornou público ¿ disse um policial.

Berzoini afirmou ainda que tinha pouco contato com Freud Godoy, ex-assessor especial de Lula, também acusado de envolvimento na compra do dossiê. O deputado respondeu às perguntas do delegado Diógenes Curado com calma. Mas as respostas foram consideradas insatisfatórias pelo policial.

Delegado quer mais tempo para as investigações

Amanhã, Curado deverá enviar os autos do inquérito à Justiça e pedir a prorrogação das investigações. Ainda amanhã, o delegado também deverá interrogar, em Cuiabá, o empresário Abel Pereira, que teria recebido R$600 mil da família Vedoin para intermediar negócios dos sanguessugas no Ministério da Saúde durante a gestão do ex-ministro tucano Barjas Negri, que também foi secretário-executivo do então ministro José Serra (PSDB).