Título: MERGULHADORES AJUDAM BUSCA NO ESPÍRITO SANTO
Autor: Antonio Werneck e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 21
Testemunhas ouviram explosão no dia da queda do bimotor
VITÓRIA. Os trabalhos de busca aos corpos e destroços do bimotor Seneca que caiu no litoral do Espírito Santo sexta-feira passada foram intensificados ontem com o apoio de mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Eles vistoriam uma área de mais de cinco quilômetros quadrados entre as praias de Bicanga, Jacaraípe e Manguinhos ¿ está última onde os três primeiros corpos foram achados.
Os balneários ficam na cidade de Serra, na Grande Vitória. As equipes também vasculharam a praia de Nova Almeida, no próprio município; mas, após mais um dia de procura, não conseguiram localizar as três vítimas desaparecidas. Acharam apenas mais um assento do bimotor.
A Polícia Civil do Espírito Santo instaurou inquérito sobre o acidente, que correrá paralelamente às investigações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Testemunhas contaram ontem aos irmãos do tenente-coronel da FAB Alduíno Coutinho de Souza, que pilotava o avião, terem ouvido uma forte explosão e visto um clarão no mar no dia do acidente. O pedreiro Élcio Sodré de Souza disse ter visto o bimotor passando por cima de sua casa e, minutos depois, ouvido um estrondo:
¿ Por volta das 19h30m, ouvimos o barulho do avião, que deu uma pane e depois voltou a funcionar. Logo depois, houve outra pane. Foi quando ocorreu a explosão.
Continuam desaparecidos o piloto Alduíno; seu filho Rafael Oliveira de Souza, de 24 anos; e a namorada do filho, Fátima Campos Lopes, de 26. Já foram identificados os corpos de Ronilda Terezinha Oliveira de Souza, mulher do piloto; do filho do casal Alduíno Oliveira de Souza, de 26; e da namorada deste, Luana Pimentel Guimarães Santos, de 25.
A família passaria o feriadão de Aparecida em Porto Seguro (BA). O avião decolou de Conselheiro Lafaiete (MG), onde ficava guardado, para o Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio, onde morava a família. Em seguida, partiu para Vitória, onde deveria chegar por volta das 21h30m. Treze minutos depois de partir da capital capixaba, o bimotor não foi mais rastreado pelo radar. A Anac acredita que as investigações só poderão avançar quando for localizado o painel de controle do avião.