Título: MINISTRO NEGA DIÁLOGO ENTRE LEGACY E CINDACTA
Autor: Antonio Werneck e Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 21
Pires revela que teve acesso a gravação de conversa e que Lepore não recebeu instrução para manter altitude
BRASÍLIA e RIO. O ministro da Defesa, Waldir Pires, revelou ontem que teve acesso a trechos da gravação da conversa entre o piloto do Legacy, Joe Lepore, com controladores de vôo do Cindacta1 (torre de controle de Brasília) e negou categoricamente que Lepore tenha consultado e recebido instrução para manter a altitude da aeronave, que estava a 37 mil pés quando se chocou com o Boeing 737-800 da Gol. Pelo plano de vôo, o Legacy deveria reduzir sua altitude de 37 mil para 36 mil pés quando passasse por Brasília e, 480km depois, no ponto Teres, deveria subir a 38 mil pés.
¿ Não houve esse diálogo. Isso não existe ¿ disse Pires, acrescentando que era obrigação do piloto seguir o plano de vôo.
O ministro revelou ainda que o radar registrou, perto de Brasília, que o Legacy baixou de 37 mil pés para 36 mil. Mas essa informação teria aparecido de forma imprecisa nas telas porque o transponder do jato já não estava funcionando regularmente.
O delegado da Polícia Federal responsável pelo caso, Renato Sayão, recebeu ontem da FAB a relação dos controladores de vôo e dos supervisores das torres de controle de São José dos Campos, Brasília e Manaus. Todos serão ouvidos, reservadamente, ainda esta semana.
Todas as informações contidas na caixa-preta do Boeing foram recuperadas, informou ontem uma fonte da Aeronáutica. O equipamento, que estava bastante danificado, foi decodificado com sucesso por técnicos na sede da Organização da Aviação Civil Internacional, no Canadá. Os dados do vôo da Gol agora serão cruzados com as do Legacy. O presidente da comissão que investiga as causas do acidente, coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, desembarca hoje em Brasília, vindo do Canadá, com o laudo preliminar.
¿ Ficamos bastante satisfeito com a integridade dos dados. Apesar do forte impacto, recuperamos 100% dos dados armazenados ¿ disse um oficial da Aeronáutica que acompanha as investigações.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil do Distrito Federal divulgou ontem que ocorreu pelo menos uma explosão na queda do Boeing 737-800 da Gol. Isto porque o corpo de uma das três vítimas identificadas ontem estava carbonizado. A identificação foi feita por teste de DNA. Até agora foram identificados 152 corpos, faltando encontrar apenas os restos mortais de mais duas vítimas. Peritos já começaram os testes em outros fragmentos de corpos. A expectativa é que sejam das duas vítimas restantes. Os resultados podem sair hoje.