Título: FILHA DE PELÉ MORRE AOS 42, ELE NÃO COMPARECE
Autor: Vagner Frederico
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 22

Sandra, que lutou na Justiça para ser reconhecida, morreu ontem vítima de câncer. O jogador mandou flores

e Pelé e vereadora de Santos: dor e emoção na despedida

SANTOS. A vereadora santista Sandra Regina Machado Arantes do Nascimento Felinto, filha do ex-jogador Pelé, morreu ontem, em Santos, às 09h15m, vítima de falência múltipla dos órgãos, em decorrência de metástase de câncer de mama. Sem a presença do rei do futebol, de quem Sandra Regina só conseguiu o reconhecimento da paternidade depois de lutar seis anos na Justiça, o corpo foi velado no salão nobre da Prefeitura de Santos, até o início desta madrugada. O enterrado está marcado para hoje, às 9h, no Cemitério Memorial de Santos.

Sandra tinha 42 anos e é fruto de um relacionamento de Pelé com a dona de casa Anizia Machado. Sandra só conquistou o direito de assinar o nome Arantes do Nascimento em 1996, quando ganhou o processo que moveu na Justiça desde 1991. Segundo amigos próximos, até seu último dia de vida, ela desejou se aproximar do pai, mas não conseguiu.

Ausência do rei no velório é criticada pelos amigos

Pelé não compareceu ao velório, mas enviou à família duas coroas de flores com mensagens formais: ¿À família Arantes Felinto, nossas condolências. De todos os funcionários de empresas Pelé¿ e ¿Que Deus a tenha. Sentimentos da família Arantes do Nascimento¿.

A ausência de Pelé teria deixado a mãe de Sandra Regina indignada.

¿ Dona Anizia não quis nem que as coroas de flores enviadas pelo Pelé ficassem ao lado do caixão da filha. Ela pediu para que fossem colocadas no canto. E não é preciso nem dizer o motivo, não é verdade? ¿ perguntou a ex-secretária pessoal da filha do rei, Daniele Lopes.

¿ A mãe da Sandra realmente está muito magoada com ele (Pelé). Ela esperava que pelo menos ele viesse ao enterro da filha ¿ completou a ex-assessora de imprensa de Sandra, Delaine Amaral.

Dona Anizia passou quase todo o tempo do velório sentada e cabisbaixa ao lado do corpo da filha, e pediu para não dar entrevistas.

De acordo com Daniele e Delaine, poucas horas antes de morrer, na segunda-feira à noite, Sandra pediu à mãe que entrasse em contato com Pelé. Desde domingo, ela estava internada na UTI do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Santos, e queria receber a visita do pai.

¿ A mãe dela telefonou ontem (segunda-feira) para a irmã do Pelé (Maria Lúcia Arantes do Nascimento Magalhães) e pediu para que ela desse esse aviso a ele. Foi o último pedido da Sandra ao Pelé e ele mais uma vez a ignorou. Ele teve a oportunidade de demonstrar um pouco de carinho com a filha e não aproveitou.

No entanto, Maria Lúcia, uma das três representantes da família Arantes do Nascimento que compareceram ao velório de Sandra ¿ ao lado da sua filha Daniele e da mulher do ex-jogador Edinho, Jessica ¿ desmente que tenha recebido esse pedido de Anizia.

¿ Ela realmente me telefonou, mas apenas pediu que eu viesse ao velório, pois eu passei a ter mais contato com a família da Sandra nos últimos anos ¿ afirmou a irmã de Pelé.

Questionada sobre o motivo da ausência dele, ela declarou:

¿ Eu não sei porque ele não veio. Não tenho falado com o meu irmão.

Maria Lúcia também fez questão de demonstrar que não estava representando sua família.

¿ Eu vim como tia, porque gostava da Sandra.

De acordo com o assessor pessoal de Pelé, José Rodrigues Sanchez, o Pepito, o ex-jogador não foi ao velório da filha porque tinha compromissos em São Paulo.

¿ O Pelé passou os últimos meses viajando muito e tem muitas atividades em São Paulo. Por isso, preferiu enviar apenas as coroas. Mas ele sabia que a filha estava doente e rezou muito por ela ¿ disse o assessor.

Sandra só conseguiu o sobrenome do pai famoso depois de ser submetida a um exame de DNA. Vereadora em Santos pelo PSC, ela foi balconista até decidir ser candidata e lutar para tornar o exame gratuito. Sua história foi contada no livro ¿A filha que o rei não quis¿

Casada e mãe de dois filhos, Sandra teve um câncer na mama diagnosticado em maio de 2005. Além de quimioterapia, foi submetida a uma cirurgia para a retirada do seio direito. A doença reapareceu em abril deste ano, e ela precisou passar por uma nova cirurgia. No domingo, Sandra passou mal e foi internada.

Casado com Sandra, Oséas Silva Felinto contou que Sandra não tinha mágoas do pai.

¿ Sandra não guarda mágoa. Pelé é uma pessoa muito ocupada. Ela foi uma grande guerreira, que lutou por um ano e meio, mas teve muitas complicações.

* Do Diário de S.Paulo