Título: CONFUSÃO MARCA PAGAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA EM RECIFE
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 18/10/2006, O País, p. 23
Mulheres passam mal depois de tumulto e longa espera
RECIFE. Empurrões, gritaria, desmaios, crianças chorando e interferência da Polícia Militar, para a organização de filas, marcaram ontem o pagamento dos benefícios do Bolsa Família na principal agência da Caixa Econômica Federal em Olinda. Nem mulheres grávidas e idosas foram poupadas da espera por atendimento, por mais de seis horas, em pé. A maioria saiu de casa de madrugada, mas até o início da tarde ainda estava sob o sol forte de 38 graus, esperando a vez de entrar na agência.
Muitas pessoas passaram mal e precisaram de atendimento médico, como Ana Lúcia de França, de 42 anos. Ela caminhou quase cinco quilômetros para receber o benefício, que garante o sustento dos três filhos, e chegou cedo na agência Marcos Freire. Às 6h, mais de 700 pessoas já se acotovelavam no pátio, e a confusão aumentou quando funcionários informaram que só seriam distribuídas 150 fichas. Às 10h30m, Ana desmaiou e foi socorrida por policiais militares, chamados para ordenar as filas.
¿ Estou tonta, com dor de cabeça e muita fome. Todo mês é esse sofrimento ¿ reclamou, respirando e falando com dificuldade.
Grávida de seis meses, Mauricéia Maria da Silva, de 26 anos, também passou mal. Com um filho, que lhe garante R$65 mensais, ela saiu de casa às 5h e também foi a pé para a agência. Maria das Graças Gomes, de 50 anos, saiu às 4h do bairro de Peixinhos para garantir um lugar.
¿ É assim mesmo, pobre nasceu para sofrer ¿ disse, conformada.
A assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal classificou o movimento de ontem como atípico e o atribuiu ao fim da greve e ao feriadão. Também informou que, embora Olinda possua 31.092 pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família e duas agências da CEF, só uma tem sido procurada. Segundo a assessoria, a agência Marcos Freire ontem recebeu reforço de cinco funcionários para atender à demanda. Foram distribuídas 680 fichas para o Bolsa Família e 350 para outros pagamentos.