Título: BOLSA CAI E DÓLAR SOBE, SEGUINDO MERCADO DOS EUA
Autor: Martha Beck
Fonte: O Globo, 18/10/2006, Economia, p. 37
Bovespa recua 0,85% e Nasdaq, 0,80%
As preocupações dos investidores com uma desaceleração mais forte da economia americana em meio a um cenário de inflação alta levaram ontem a um movimento de venda de ações no Brasil e nos Estados Unidos. A elevação na cautela teve como efeito colateral a valorização do dólar e a alta do risco-Brasil.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de 0,85%, após acumular valorização de cerca de 8% nas últimas duas semanas. Nos EUA, o índice Nasdaq encerrou o pregão com perdas de 0,80% e o índice Dow Jones recuou 0,26% ontem. O dólar fechou em alta de 0,09%, cotado a R$2,132 para venda. Já o risco-Brasil avançou 1,42%, para 213 pontos centesimais. A divulgação de dados negativos da economia americana minou o otimismo do mercado financeiro, abrindo espaço para que os investidores embolsassem o lucro obtido nos últimos dias.
Ontem, o Departamento de Trabalho americano informou que o núcleo da inflação ao produtor (PPI, na sigla em inglês) ficou acima do esperado pelos analistas. Embora o índice cheio tenha apresentado uma deflação de 1,3% em setembro ¿ a maior queda dos últimos três anos ¿ o núcleo (que expurga as variações nos preços de alimentos e energia) ficou em 0,6%, bem acima das expectativas de 0,2%.
Já a produção industrial americana recuou 0,6% no mês passado, enquanto analistas esperavam uma queda de apenas 0,1%. A inflação mais alta e a desaceleração da produção aumentaram ontem os temores de que o banco central americano demore mais tempo para reduzir os juros. (Patricia Eloy, com agências internacionais)