Título: HÁ TEMPO PARA INVESTIGAÇÃO E TEMPO ELEITORAL¿
Autor: Paula Autran
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 5

Ministro da Justiça não confirma se dinheiro era do jogo do bicho

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, não quis confirmar ontem se o dinheiro apreendido com petistas teria saído de bancas de jogo do bicheiro Antonio Petrus Kalil, o Turcão, na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio:

¿ Não, eu não confirmo. Pode ser que seja, pode ser que não. É uma linha de investigação. O importante é não fazer disso uma moeda eleitoral. É um indício da prova, e um indício tem que ser articulado com todos os outros, para se fazer uma convicção para ser levada ao Poder Judiciário

Lacerda: otimismo sobre origem dos dólares

O diretor-geral da PF informou que, na próxima semana, enviará um relatório sobre as investigações ao juiz Jefferson Schneider, da 2ª Vara da Justiça Federal, que conduz o processo sobre a ação dos sanguessugas. Sobre a origem dos dólares que também seriam usados na compra do dossiê, Paulo Lacerda se mostrou otimista:

¿ A apuração é justamente para desvendar a que se referem esses recursos (dólares). Vamos chegar lá.

O ministro da Justiça se irritou quando foi perguntado se não achava que as investigações estão atrasadas:

¿ É uma frase absolutamente destituída de sentido. A apuração está sendo feita rapidamente. Isso aconteceu há 30 dias. E já se descobriu toda a cadeia causal. A Polícia Federal está fazendo um trabalho que eu acredito que no Brasil só ela pode fazer, com a fiscalização do Ministério Público. Como ninguém confessou, tem que ir pela prova técnica. E nós estamos chegando perto. Mas existe um tempo para a investigação séria e um tempo eleitoral ¿ afirmou o ministro.

Depois, Bastos reclamou dos ataques de políticos de oposição ao trabalho da PF nesse caso:

¿ Não se pode esperar demais da natureza humana, e achar que chefes políticos da oposição queiram se comportar de maneira objetiva e republicana numa eleição como esta, que está chegando à última semana.

¿Tenho lealdade absoluta às instituições brasileiras¿

Thomaz Bastos também aproveitou para rebater críticas de que estaria atuando como um advogado criminalista do PT, principalmente na defesa de Freud Godoy, ex-assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

¿ São fantasias. Porque ninguém aponta um fato, atitude ou posição que eu tenha tomado que indique isso. Eu sou ministro da Justiça do governo Lula. Eu tenho uma lealdade absoluta às instituições brasileiras e ao presidente da República. Não deixei em nenhum momento que a minha lealdade ao presidente impedisse a minha lealdade às instituições. E vou continuar assim, até o fim do meu mandato. Eu sou ministro da Justiça, não sou político.