Título: FH: `VOTAR NO PT É UM VOTO NO ESCURO¿
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 12

`A governabilidade vai ser difícil, não é brincadeira o que está acontecendo¿

BUENOS AIRES. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem a atitude do candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, no debate sobre as privatizações realizadas durante sua gestão na Presidência. Sobre os escândalos de corrupção ocorridos na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Henrique afirmou que há diferenças:

¿ Não demos cobertura a ninguém.

E seguiu:

¿ O futuro do PT é uma questão em aberto, quem votar no PT dará um voto no escuro.

¿Não se trata de coragem, a questão é tática¿

Em relação às declarações de Alckmin de que um eventual segundo governo de Lula que terminaria no primeiro dia de gestão, reforçou a tese.

¿ A governabilidade vai ser difícil, não é brincadeira o que está acontecendo. Vai continuar, não vai parar, foi nesse sentido que o Geraldo disse, não em outro, nós não somos golpistas.

Perguntado sobre as críticas do ex-ministro das Comunicações e ex-presidente do BNDES, Luiz Carlos Mendonça de Barros, a Alckmin, o ex-presidente disse:

¿ Não se trata de coragem ou não coragem, a questão é tática. Provavelmente o Geraldo achou que não era conveniente entrar nesse debate.

Antes de seguir para o Peru, Fernando Henrique disse que quem comanda a campanha é Alckmin. O ex-presidente conversou com correspondentes estrangeiros e participou de um evento de uma consultoria.

¿ Sou bastante soldado nessa matéria, não quero ser general. Se você tem uma linha, segue. O general é o Geraldo.

Disse que Alckmin fez um esforço muito grande, ¿mas cada um tem um estilo¿.

¿ O estilo do Geraldo não é de fazer muito barulho.

Repetiu críticas a Lula, que ¿perdeu a aura e se transformou num político qualquer¿, que só pensa em ganhar eleição, disse.

¿ Peço a ele (Lula) que não jogue sua história no lixo.