Título: LULA DIZ QUE APRENDEU A `DESATAR NÓS¿ DA EDUCAÇÃO
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 13

Presidente tem apoio de reitores, admite que não cumpriu todas as metas e diz que é prazeroso investir na área

BRASÍLIA. Em ato no qual recebeu apoio de reitores de universidades federais e diretores de escolas federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não fez tudo o que pretendia pela educação, mas afirmou que, num eventual segundo mandato, fará mais porque aprendeu a ¿desatar nós¿. Em ato de campanha no Hotel Blue Tree, o presidente recebeu manifestos assinados por 46 reitores e 98 diretores nomeados pelo governo federal. Embora tenham cobrado mais investimentos no ensino, os educadores elogiaram o governo Lula e defenderam a reeleição.

¿ Saiam daqui convencidos de que estamos disputando uma eleição, faltam poucos dias. Temos condições de ganhar e, ganhando as eleições, vamos fazer na educação muito mais do que fizemos no primeiro mandato, porque aprendemos, porque desatamos os nós, porque a gente percebeu que é prazeroso investir na educação ¿ disse Lula.

O presidente reconheceu que não cumpriu todas as metas para o setor, mas destacou a criação de 48 extensões universitárias até o final do mandato. Isso, na opinião de Lula, ¿não é pouca coisa para um país que ficou muitos anos sem conhecer o aumento das universidades¿. Lula prometeu combinar investimentos em educação básica, ensino profissionalizante e ensino universitário, e elogiou as universidades brasileiras.

¿ Tenho a certeza de que não há retorno para a universidade brasileira. Agora ou vai ou racha. E certamente não vai rachar. Vai ir, e é o que todos precisamos ¿ disse Lula.

Um Lula sorridente encerrou o encontro com uma foto no estilo dos times de futebol. Ajoelhado na fila da frente, cercado de reitores e diretores, o presidente brincou:

¿ Olha o jeito de centroavante. Só falta uma bola.

Diretor de escola federal cita Nilo Peçanha

Em nome dos diretores das escolas federais, o professor Rômulo Gondim afirmou que, antes de Lula, somente o ex-presidente Nilo Peçanha ¿ que governou de 1909 a 1910 ¿ trabalhou pelo ensino profissionalizante. A reitora da Universidade Federal de Alagoas, Ana Dayse Rezende Dorea, disse que são necessários mais investimentos no ensino superior, mas que no governo Lula houve avanços no setor.

Lembrando-se do tempo de metalúrgico e de presidente do sindicato, Lula afirmou que a formação universitária ou um curso profissionalizante fazem diferença no momento da busca de emprego:

¿ Mesmo em época de crise, um jovem que tenha um curso técnico, duvido que saia de uma empresa sem que o diretor de relações humanas faça a ficha dele. A formação profissional e um diploma universitário para um homem ou uma mulher dão uma coisa não menos nobre do que o conhecimento, dão a liberdade.