Título: Ibsen: 'Sou uma vocação parlamentar'
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 19/10/2006, O País, p. 4
Deputado volta à Câmara, onde cassou Collor e foi cassado
BRASÍLIA. O ex-presidente da Câmara Ibsen Pinheiro, reeleito em outubro deputado federal pelo PMDB do Rio Grande do Sul, esteve ontem na Câmara numa visita de cortesia ao presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Ele presidiu o impeachment do ex-presidente Fernando Collor e, um ano depois, teve o mandato cassado na Câmara, sob acusação de envolvimento com os anões do Orçamento. A volta de Ibsen ao Congresso coincide com o retorno de Collor, eleito para o Senado por Alagoas.
- O processo político absorve sua própria história e se renova. Vamos viver nossas histórias. Cada um com seu passado, eu com o meu, temos que viver o presente. Pedi um novo mandato para desempenhar este mandato. Ainda que tenham votado em mim pela minha história, pelo que fui - disse Ibsen.
Tranqüilo e sorridente, o deputado contou aos jornalistas que se sentia muito bem em retornar aos corredores e ao tapete verde da Câmara:
- Eu me sinto bem, tanto por um simbolismo de vida, mas também porque gosto deste ambiente. Sou uma vocação parlamentar, tenho gosto por esta atividade.
Ibsen defendeu uma reforma profunda dos mecanismos de eleição de deputados como forma de resgatar a imagem do Parlamento. Para ele, da forma como estão estruturados no país, os mecanismos de eleição para a Câmara favorecem a apropriação individual do mandato.
- O deputado providencia os recursos para sua campanha e se torna proprietário de seu mandato. Não é um mandato partidário e de territorialidade. Temos que abrir o debate de uma reforma político-institucional no Parlamento - acrescentou.