Título: 'ELEIÇÃO SÓ SE DECIDE NO DIA', DIZ FH
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 19/10/2006, O País, p. 10

BUENOS AIRES. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem estar otimista em relação ao segundo turno, apesar da pesquisa Datafolha, que ampliou a vantagem a favor do presidente Lula para 19 pontos percentuais.

- Eleição só se decide no dia. Quem não é otimista não pode fazer política. Vocês se lembram o que aconteceu na Espanha? Aznar já tinha ganho - disse FH, lembrando que o ex-presidente do governo da Espanha José Maria Aznar foi derrotado pelo atual, José Luis Rodríguez Zapatero.

Segundo Fernando Henrique, a opinião pública brasileira tem sido muito volátil e pode mudar rapidamente. Perguntado sobre que conselho daria ao candidato do PSDB, foi enfático:

- Não dou conselho a ninguém. Estou ajudando profundamente e minha maneira de ajudar é não dar conselhos.

Para ele, o fundamental é falar com o país.

- O eleitor vai votar depois de ouvir a conversa com os amigos. É uma longa conversa, mas a conversa do Geraldo é mais recente do que a do Lula. Para Alckmin é mais difícil porque é mais novo, mas demonstrou ser um excelente candidato - disse.

Comentando as recentes declarações do presidente Lula, se comparando aos ex-presidentes Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart, Fernando Henrique foi irônico:

- E não se comparou ao Collor? É uma questão de tempo - disse o ex-presidente.