Título: IMPACTO PARA O CONSUMIDOR SERÁ MUITO PEQUENO
Autor: Patricia Duarte e Patricia Eloy
Fonte: O Globo, 19/10/2006, Economia, p. 25

SÃO PAULO. Se o corte de 0,5 ponto percentual da taxa básica de juros for repassado integralmente, o impacto para o consumidor será mínimo. Projeção da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostra que a taxa média cobrada por bancos, financeiras e lojas pode cair 0,53% com o repasse total. Os juros passariam de 7,5% ao mês para 7,46% (equivalente a uma variação de 137,12% em 12 meses). O vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira, explicou que o efeito é pequeno por causa da diferença entre a Selic e os juros cobrados ao consumidor.

- Existe uma variação de 900% entre as duas pontas.

Com o novo corte da Selic, Banco do Brasil e Bradesco anunciaram reduções de taxas para algumas de suas linhas. No BB, por exemplo, o juro do cartão de crédito passará de 7,77% para 7,73% ao mês. Entre as reduzidas pelo Bradesco está a do cheque especial, cujos juros caíram do intervalo de 4,48% a 8,05% para 4,45% a 8,01%.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) afirmou que as reformas que permitirão um ajuste dos gastos públicos e a criação de um ambiente favorável ao investimento privado devem ser prioridade. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto, acrescentou que um melhor ambiente de negócios dependeria ainda da redução da carga tributária.