Título: IBOPE: CABRAL AMPLIA VANTAGEM SOBRE FROSSARD
Autor: Bernardo Mello Franco
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 15

Peemedebista sobe quatro pontos e chega a 60% das intenções de voto; candidata do PPS cai dois e tem 30%

O candidato do PMDB ao governo do estado, Sérgio Cabral, subiu quatro pontos percentuais e agora tem o dobro das intenções de voto de Denise Frossard, do PPS. Segundo pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV Globo, o senador venceria a adversária por 60% a 30% no segundo turno da corrida ao Palácio Guanabara, que será realizado no dia 29.

Há uma semana, Cabral aparecia com 56% das intenções de voto. Frossard tinha 32% e oscilou para 30% ¿ no limite da margem de erro da pesquisa, de dois pontos. Votos em branco e nulos passaram de 7% para 6%. Os eleitores indecisos, que eram 5%, agora somam 4%. Na soma dos votos válidos, o peemedebista subiu três pontos, de 64% para 67%. A candidata do PPS caiu três: tinha 36% e agora aparece com 33%.

Cabral atribui crescimento a debate e alianças

O peemedebista atribuiu o crescimento à ampliação do arco de alianças ¿ que no sábado passado ganhou o reforço do tucano Eduardo Paes, quinto colocado no primeiro turno ¿ e ao debate de domingo passado na TV Bandeirantes, em que tentou convencer o eleitorado de que Frossard não tinha preparo suficiente para ser eleita governadora. Cabral disse que ainda espera ampliar a vantagem sobre a adversária.

¿ Agora restam nove dias para consolidar a liderança. Temos condição de ampliar o número de eleitores que acreditam em nossas propostas ¿ afirmou Cabral, que continua a se apresentar como representante do ¿campo popular¿ na política fluminense.

Frossard não quis comentar a pesquisa, repetindo comportamento adotado desde o início da campanha. Ela já chegou a dizer que, ¿como jogadora, não pode comentar o jogo¿.

Esta foi a primeira pesquisa Ibope feita depois dos comícios de Cabral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta a reeleição pelo PT. Os dois subiram juntos ao palanque em Duque de Caxias, no dia 11, e na Cinelândia, na última terça-feira. Aliado de Frossard, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, fez campanha terça-feira na Zona Oeste do Rio. A deputada, ainda irritada com o apoio do casal Garotinho ao tucano, preferiu visitar, sozinha, um seminário católico no Rio Comprido.

Apesar da vantagem, Cabral continua a cumprir extensa agenda de campanha na capital e no interior. Desde segunda-feira, ele visitou Petrópolis, Nova Friburgo e Niterói, e hoje vai a Resende, Barra Mansa e Volta Redonda. No fim do dia, ele volta ao Rio para selar o apoio do deputado federal eleito Brizola Neto, do PDT. Frossard pediu ontem votos em Macaé, São Gonçalo e Niterói, mas hoje tem apenas um encontro com o Conselho Estadual de Medicina, no Rio.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 45 municípios do Estado do Rio entre os dias 16 e 18. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 76.443/2006.