Título: MST: ATO NO PONTAL A FAVOR DE LULA
Autor: Gelson Netto
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 16

Seminário sobre produção de biodiesel se transforma em evento de campanha

PRESIDENTE PRUDENTE. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) transformou ontem o seminário de apresentação de um projeto de produção de biodiesel para assentados do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do Estado de São Paulo, em um ato de promoção da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição. A todo instante, a candidatura do petista era lembrada nos discursos dos participantes. Havia até uma faixa, do MST, dizendo: ¿Meu voto é consciente ¿ Lula presidente¿. O evento ocorreu no ginásio de esportes do município de Euclides da Cunha Paulista e reuniu cerca de 400 assentados do MST da região.

Quem comandou o seminário foi o principal líder do MST no Pontal, José Rainha Júnior. Ele pretende obter financiamento da Petrobras e do BNDES para instalar uma indústria que produza óleo vegetal a partir da matéria-prima fornecida pelos assentados.

O projeto apresentado ontem tem como base a produção de óleo da semente de pinhão-manso. A expectativa de Rainha é de que a usina leve cerca de três a quatro anos para iniciar a operação. Conforme a proposta, nesse período intermediário, as famílias que decidissem plantar o pinhão receberiam um salário mínimo por mês, para não ficar sem renda no tempo em que a planta ainda não produzisse a matéria-prima.

¿ É o mais importante passo até hoje da reforma agrária no Pontal ¿ disse Rainha, para quem o projeto só se tornará possível no governo Lula.

Na opinião de Rainha, a proposta enfrentaria ¿dificuldade¿ num eventual mandato de Geraldo Alckmin (PSDB). Segundo ele, o biodiesel tem o objetivo de provar que a reforma agrária é viável. Ele espera fazer parcerias com a iniciativa privada para garantir o sucesso da idéia.

A mulher de Rainha, Diolinda Alves de Souza, que se candidatou a deputada estadual pelo PT, mas não se elegeu, falou sobre o segundo turno:

¿ Vamos chegar o chicote (contra os tucanos) no dia 29 Esse projeto é de um governo no qual temos uma representatividade ¿ comentou Diolinda, a respeito do biodiesel e do governo Lula.

* Especial para O GLOBO