Título: FAB PREPARA ANIMAÇÃO SOBRE ACIDENTE
Autor: Heliana Frazao
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 18
Leitura das caixas-pretas feita pelos técnicos da Oaci serve de base
A Força Aérea Brasileira já esta preparando, em segredo, uma animação gráfica com todas as informações, passo a passo, do acidente entre o avião da Gol e o Legacy, informou ontem uma fonte da Aeronáutica. O trabalho começou a ser feito com as informações obtidas durante a leitura das caixas-pretas dos aviões feita pelos técnicos da Organização Internacional de Aviação Civil (Oaci).
Em pouco tempo, descrição fiel e detalhada
O laudo preliminar chegou anteontem ao Brasil, na mala do coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, presidente da comissão que investiga as causas do acidente. A comissão já está analisando o material dos aviões e cruzando com informações do controle aéreo brasileiro.
Apesar de ainda faltarem alguns detalhes, os responsáveis pelas investigações acreditam que, em muito pouco tempo, poderão divulgar o que aconteceu, descrevendo de forma ¿fiel e detalhada¿ o acidente que matou 154 pessoas, na maior tragédia aérea brasileira.
Uma das dúvidas que ainda persistem é se os pilotos do Legacy realmente tentaram contato com os controladores de vôo de Brasília (Cindacta 1) após passarem por Brasília. Leitura preliminar das caixas-pretas do Legacy, feitas ainda no Brasil pelos técnicos de São José dos Campos, mostrou que o rádio do Legacy estava funcionando 100%.
Os sete chamados que os controladores de vôo de Brasília disseram ter feito com o jatinho ¿ e que não foram respondidos ¿ para informar aos pilotos americanos a freqüência de comunicação com Manaus (Cindacta 4) estão todos registrados. Isso levou os técnicos a concluírem que os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino deixaram o volume do rádio muito baixo pouco antes de o Legacy passar por Brasília. Os contatos de rádio só foram restabelecidos após o choque com o avião da Gol.
Foi com base nesta leitura, feita na Embraer, que a Aeronáutica deixou as dúvidas de lado e passou a acreditar que os pilotos americanos foram responsáveis pelo acidente. Os dados das caixas foram cruzados com os depoimentos dos controladores de vôo e com informações recolhidas do sistema de controle de tráfego aéreo.