Título: ESPECIALISTAS EM CAÇA-MINAS REFORÇAM BUSCAS
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 20/10/2006, O País, p. 19

Objetivo dos militares é encontrar o cilindro de voz do Boeing e os restos mortais da última vítima do acidente

BRASÍLIA. A Aeronáutica informou ontem à noite que 15 militares do Exército especializados em operações de caça-minas já estão no local do acidente do avião da Gol. Eles utilizarão detectores de metal nas buscas do cilindro de voz da caixa-preta do Boeing 737-800.

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), as operações de busca continuarão normalmente até que sejam localizados o cilindro, restos mortais que permitam identificar a última vítima do acidente (o bancário Marcelo Paixão), além de outros destroços que possam auxiliar nas investigações em curso. A operação envolve cerca de 380 militares, dos quais cerca de 150 trabalham na Fazenda Jarinã e no local do acidente.

O comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, confirmou ontem que as caixas-pretas do jato Legacy e do Boeing estavam intactas. O comandante disse, porém, que para apresentar qualquer conclusão, será necessário ainda comparar os dados com o desenvolvimento de cada fase do vôo das aeronaves.

¿ As caixas-pretas foram recuperadas, mas não é muito fácil chegar a uma conclusão. É uma coisa que precisa ser muito estudada ¿ disse o comandante.

Pela manhã, o comandante se confundiu e disse que as caixas-pretas do Boeing da Gol e a do Legacy poderiam ter registrado apenas os últimos 30 minutos de vôo de cada aeronave. A declaração do comandante foi feita após sessão solene em homenagem ao centenário do vôo do 14 Bis, na Câmara dos Deputados.

¿ As caixas-pretas em aviões de qualquer parte do mundo só gravam os últimos 30 minutos. Estou dizendo o que eu sei, sou o piloto mais voado hoje da Força Aérea. As gravações de vôo são feitas normalmente nos últimos 30 minutos de vôo. Não é possível, num vôo de onze horas, se gravar onze horas do vôo ¿ explicou o comandante.

Alertado por assessores que poderia não ser apenas os últimos 30 minutos, o comandante Bueno afirmou que já não tinha tanta certeza.

¿ Não sei, não tenho certeza. O que eu sei é que antigamente eram 30 minutos.

Mais tarde, a assessoria do brigadeiro informou que a caixa-preta registraria as últimas duas horas de vôo.